O Partido Social Democrata (PSD) lançou, em convenção neste sábado (20), a candidatura de Fuad Noman à reeleição para a Prefeitura de Belo Horizonte. Ele é o primeiro pré-candidato a oficializar o nome na disputa. O União Brasil vai indicar o vice para compor a chapa.
A confirmação da candidatura ocorreu em uma convenção partidária na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), no bairro Santo Agostinho, Região Centro Sul da capital mineira. A convenção contou com o presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab.
Nos últimos dias, dois pré-candidatos desistiram da disputa para a Prefeitura de BH nas Eleições 2024. A deputada estadual Bella Gonçalves (PSOL) e o ex-vice governador de Minas Gerais, Paulo Brant (PSB), anunciaram que retiraram seus nomes para apoiar Rogério Correia (PT) e Gabriel Azevedo (MDB), respectivamente.
Nesta fase, há a construção de alianças políticas e negociações entre partidos e coligações. Até o momento, são nove pré-candidatos na disputa, entre deputados, senadores e o atual prefeito da capital.
Veja os pré-candidatos a prefeito de BH
Carlos Viana (Podemos), é senador desde 2018 e se licenciou do cargo para a disputa das Eleições na última quarta-feira (17), afirmando que é uma das decisões mais difíceis que ele já tomou. Viana já foi candidato a governador em 2022 e teve mais de 7% dos votos válidos.
Duda Salabert (PDT) é deputada federal e foi a terceira mais votada no estado nas últimas eleições. Nos últimos dias, houve especulações de que ela iria construir uma “chapa de esquerda” com Rogerio Correia e o PSOL.
Bruno Engler (PL) é o representante do ex-presidente Jair Bolsonaro nas eleições, sendo confirmado após reuniões do partido. O deputado estadual foi o segundo mais votado nas eleições de 2020, perdendo apenas para Alexandre Kalil, que foi reeleito no primeiro turno.
Rogerio Correia (PT) também é deputado federal e é uma das principais lideranças do bloco de apoio ao presidente Lula no Congresso Nacional. Agora, ele recebe apoio da federação Rede-PSOL e terá o apoio de partidos de esquerda.
João Leite (PSDB) é deputado estadual por seis mandatos consecutivos. O ex-goleiro do Atlético-MG também foi candidato a prefeito em BH no ano de 2016, perdendo para Alexandre Kalil, que inclusive foi ex-presidente do Galo.
Mauro Tramonte (Republicanos) é deputado estadual por dois mandatos e divide a função com a apresentação na TV Record. Nas pesquisas eleitorais, ele é o primeiro lugar em vários cenários.
Luísa Barreto (Novo), ex-secretária de Planejamento e Gestão em Minas, é a representante do governador Romeu Zema (Novo) no cenário eleitoral. Há rumores de que ela possa ter alianças com partidos como o PSDB.
Gabriel Azevedo (MDB) é vereador por três mandatos e atualmente é o presidente da Câmara Municipal de BH. Agora, tem o apoio de Paulo Brant, que pode ser vice na capa.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.
Comentários 1