A ACID sediou mais uma reunião da Associação para Assuntos de Segurança Pública de Divinópolis (ACASP) na manhã desta quarta-feira (17) onde foram debatidas demandas acerca do tema para melhorias na rotina do divinopolitano. Entre os assuntos abordados, uma iniciativa da Polícia Militar para a integração de câmeras particulares ao sistema próprio da corporação, a fim de identificar placas de veículos envolvidos em ocorrências policiais, foi apresentada.
O Tenente Coronel Erlando, comandante do 23ª Batalhãoo da PM com sede em Divinópolis, declarou que tem participado de reuniões com diversas entidades como CDL, GERDAU, ACID, entre outras, para a adesão de seus associados ao sistema Hélios. Trata-se de uma ferramenta desenvolvida pela Polícia Militar de Minas Gerais que recebe informações de detecções de placas de veículos, feitas por câmeras que possuem tecnologia para a leitura das mesmas.
O recurso não demanda alto investimento e qualquer dispositivo cadastrado ao sistema com um bom leitor de caracteres além de conexão a internet pode fazer parte da rede colaborativa. O representante da PM ainda ressaltou que um maior número de câmeras integradas torna mais efetivo o rastreamento de placas com veículos com impedimentos e rota de fuga dos envolvidos em infrações como roubo e furto. Quem quiser participar com seu equipamento, basta acessar o site da Polícia Militar e cadastrá-lo.
Outro assunto abordado foi a preocupação da Secretaria Municipal de Assistência Social sobre o aumento no número de idosos integrando a população em situação de rua. Lilás, representante da SEMAS, contou que a estatística referente ao público dobrou e que o índice abrangendo mulheres também se mostra alarmante. Finalizou o discurso comunicando a ação de limpeza em alguns pontos da cidade, a fim de resolver o acúmulo de objetos nesses espaços públicos.
Após pronunciamento dos demais integrantes do Conselho Técnico, o presidente Breno Clementino encerrou a reunião.
A ASSOCIAÇÃO
A ACASP é uma sociedade civil sem fins lucrativos que foi criada em 1999 para dar apoio aos órgãos de segurança pública do município de Divinópolis. Todos os seus membros trabalham de forma voluntária e não remunerada, em prol de moldar uma sociedade mais segura. Você também pode se associar a ACASP e contribuir com este projeto por meio do site: www.Acasp.org.br. Sua doação e apoio são muito importantes para a continuação deste trabalho.
O post Adesão de câmeras particulares a sistema da PM é destaque de reunião da ACASP apareceu primeiro em Portal MPA.