O Cruzeiro entrou em campo, na noite desta quinta-feira, e foi superado no compromisso válido pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar de uma boa atuação jogando fora de casa, o time celeste perdeu por 1 a 0 para o São Paulo. No Morumbi, a equipe comandada pelo técnico Zé Ricardo teve bons momentos, especialmente no segundo tempo, mas sofreu um gol já na reta final do confronto, o que decretou o revés.
O primeiro tempo no estádio do Morumbi começou com o Cruzeiro já buscando gol e criando dificuldades para o time da casa. A primeira chance cruzeirense aconteceu com 1 minuto de partida, após um rebote de escanteio. Filipe Machado pegou a sobra e chutou, Luciano Castán desviou para o gol, mas o goleiro do São Paulo fez grande defesa. Logo em seguida, Arthur Gomes teve sua primeira oportunidade ao chutar forte de fora da área, aos 3 minutos, e ver a bola ir para fora.
Os primeiros 20 minutos da partida foram do Cruzeiro, e o São Paulo conseguiu ameaçar com mais perigo apenas aos 29, quando Rafael Cabral defendeu bem um forte chute de Wellington Rato. Três minutos depois, Rafael Cabral salvou novamente a meta celeste após uma roubada de bola do São Paulo que culminou em chute colocado de James Rodríguez. Na sequência, o São Paulo conseguiu abrir o placar com o atleta Alisson, que pegou o rebote de um cabeceio defendido por Cabral. Porém, o VAR revisou o lance e identificou um impedimento de Alisson, sendo, então, o gol anulado pela arbitragem.
Com um fim de etapa equilibrado, as equipes foram para o intervalo com o empate sem gols. No segundo tempo, o Cruzeiro voltou com uma postura mais ofensiva e conseguiu impor uma pressão sobre o São Paulo. Aos dois minutos, o goleiro adversário fez duas grandes defesas em sequência ao espalmar chute forte de William, disparado de fora da área, e pegar também o rebote de Matheus Jussa.
O Cruzeiro seguia bem no decorrer do segundo tempo e construiu mais oportunidades de gol. Aos 16 minutos, em ótima tabela entre Bruno Rodrigues e Matheus Pereira, o camisa 9 cruzeirense finalizou cruzado de dentro da área, mas a bola foi para fora. Aos 31, o São Paulo conseguiu penetrar a área celeste em uma rara oportunidade, mas Rafael Cabral fechou o ângulo e defendeu o chute do atleta Erison.
Aos 34 minutos, veio a grande oportunidade do Cruzeiro sair na frente do placar. Após cruzamento rasteiro de Wesley, Bruno Rodrigues deu um passe açucarado para Rafael Elias, que entrou em campo no decorrer da segunda etapa. O centroavante chutou firme, mas a bola explodiu no travessão. No rebote, Mateus Vital, que também entrara no segundo tempo, finalizou de canhota e viu a bola ir para fora.
Aos 38 minutos, o Cruzeiro foi castigado. Apesar do São Paulo apresentar dificuldades de pressionar o Cruzeiro, o time da casa encontrou uma jogada pelo lado direito da defesa celeste e conseguiu o cruzamento; o atleta Luciano, que estava posicionado com certa liberdade, cabeceou no canto esquerdo de Rafael Cabral e colocou o São Paulo na frente.
Após o gol, o Cruzeiro tentou buscar o empate nos minutos finais, mas o gol sofrido acabou abalando a boa atuação que a equipe apresentava até então. Nos acréscimos, o São Paulo conseguiu alguns contra-golpes, nos quais teve a chance de aumentar o saldo da vitória. Já no último minuto, em cobrança de falta, Bruno Rodrigues bateu direto para o gol e viu a bola passar perto. Infelizmente, não houve mais tempo para a reação, e o Cruzeiro foi superado no Morumbi.
Com o tropeço, o Cruzeiro encerra a 31ª rodada na incômoda 16ª colocação do Campeonato Brasileiro. No entanto, o time celeste tem 1 partida a menos que a maioria dos adversários, portanto terá pela frente mais oito jogos até o fim da competição. A próxima batalha acontecerá já daqui a três dias, no domingo, às 16h, contra o Internacional. O confronto válido pela 32ª rodada acontecerá diante da Nação Azul no Mineirão.
FICHA DA PARTIDA: São Paulo 1×0 CRUZEIRO
MOTIVO: Campeonato Brasileiro – 31ª rodadaDATA: 02/11/2023LOCAL: Morumbi, em São Paulo (SP)ÁRBITRO: Wilton Pereira Sampaio (FIFA/GO).ASSISTENTES: Victor Hugo Imazu dos Santos (CBF/PR) e Leone Carvalho Rocha (CBF/GO).ÁRBITRO DE VÍDEO: Rodrigo Nunes de Sa (VAR-FIFA/RJ).GOL: Luciano, aos 38min do 2ºT (São Paulo).CARTÕES AMARELOS: William, Anderson e Rafael Elias (Cruzeiro) / Lucas Beraldo (São Paulo).CARTÃO VERMELHO: Anderson (Cruzeiro).CRUZEIRORafael Cabral; William (Helibelton Palacios), Neris, Luciano Castán e Marlon; Matheus Jussa, Filipe Machado (Robert) e Lucas Silva (Wesley); Matheus Pereira (Mateus Vital), Arthur Gomes (Rafael Elias) e Bruno Rodrigues.
Técnico: Zé RicardoSÃO PAULORafael; Rafinha, Arboleda, Lucas Beraldo e Caio Paulista; Pablo Maia, Rodrigo Nestor (Michel Araújo), Wellington Rato (Juan), James Rodríguez (Luciano) e Alisson (Diego Costa); David (Erison).
Técnico: Dorival Júnior————————Por Assessoria de ComunicaçãoFoto: Staff Images