O Portal MPA recebeu uma denúncia anônima sobre as condições no presídio Floramar, localizado em Divinópolis. Segundo a denúncia, os detentos não estariam recebendo o tratamento adequado e estariam sendo privados de direitos básicos.
A denúncia foi inicialmente dada por um familiar de um detento, que preferiu não se identificar. De acordo com a denunciante, os presos não têm tido acesso regular ao banho de sol. Além disso, há relatos de que produtos de higiene básicos não estariam sendo fornecidos de forma rotineira, agravando as condições sanitárias dentro do presídio.
Durante as visitas a penitenciária, a parente do detento afirma ter sido tratada de maneira rude pelos agentes, o que a deixou ainda mais preocupada com as condições em que seu familiar e outros presos estão vivendo.
Um dos presos teria escrito uma carta dizendo em um dos trechos: “Estão negligenciando atendimentos médicos e, quando insistirmos muito, quando chega ao extremo a saúde nossa aqui, os policiais estão nos agredindo, coagindo e nos levando para celas de castigo”. Além disso, o preso cita a falta do banho de sol de maneira frequente. “Estamos presos quase 24 horas por dia. O banho de sol, que é nosso direito, temos ele um dia sim outro não, e mesmo assim, quando eles querem!”.
Em outro momento da carta, é escrito: “01 sabonete e 01 pasta dental, o máximo que dura são 15 dias, isso é desumano, não ter nenhuma pasta de dente e um sabão para lavar roupas e tomar nossos banhos”.
O Portal MPA entrou em contato com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e o órgão disse que as denúncias não procedem. Confira a nota completa:
“Informamos que as denúncias citadas na demanda não procedem.
O banho de sol dos presos não sofreu interrupção alguma. Os produtos de higiene são entregues aos custodiados todo quinto dia útil do mês, e vale ressaltar que todo material de higiene, incluindo absorventes femininos, que por algum motivo venha a acabar antes do quinto dia útil é reposto imediatamente, quando solicitado.
O Presídio de Floramar segue sua rotina, sem intercorrências.
Ressaltamos que todas as denúncias devidamente formalizadas nos canais oficiais – Ouvidoria do Sistema Prisional – são alvo de rigorosa apuração pelo governo”.
O post Mulher denuncia maus-tratos no presídio Floramar apareceu primeiro em Portal MPA.