Por Oliveira Lima
Com o elenco de 31 jogadores “deixados” pelo ex-dono, Ronaldo Fenômeno, o quadro de atletas do Cruzeiro foi aumentado à 38 profissionais, com as contratações de sete reforços, logo nos primeiros dias de Pedro Lourenço, o novo dono. Cássio, Jonathan, Mateus Henrique, Wallace, Peralta, Kaio Jorge e Lautaro chegam para serem praticamente titulares e desta forma haverá o enxugamento do elenco, pelo excesso de peças.
Na Europa, bem como em qualquer parte do mundo, o número limite de um elenco é de 25 jogadores, mas aqui no Brasil costumeiramente se bate fácil aos 35, ficando assim com três times mais 2 reservas. Pedro Lourenço, experiente no ramo de lhe dar com pessoas(são mais de 36 mil funcionários em suas empresas) deve reduzir o elenco cruzeirense para 30 jogadores.
Quem já estava sem espaços antes da chegada dos sete reforços, serão os primeiros a dançarem: O primeiro a lista é o jovem atacante João Pedro, um dos heróis na famosa vitória de 2×0 do Cruzeiro sobre o Galo na Arena MRV, e que depois cometeu ato de indisciplina e não teve mais chances. Já vai para o Mirassol, jogar a 2ª divisão do Brasileiro. Outro que vai para a Segundona é o lateral/zagueiro Palácios, rumo ao Sport Recife. Felipe Machado que seria negociado ao exterior, vai mesmo para o Vitória, que briga contra o rebaixamento, o mesmo destino do zagueiro Néris(este vinha até figurando entre os titulares de vez em quando)
Assim o grupo ficaria com 34 atletas, podendo ser reduzido à 32, com prováveis saídas de Rafael Bilú e antecipação do fim do empréstimo de Cifuentes. Desta maneira ficariam três times para o técnico Fernando Seabra gerir a união de todo mundo: 11 em campo, 11 no banco e mais 11 fora. Mas se todos entenderem que para ganhar algo é necessário elenco grande, forte e homogêneo, esta é a hora da união. Vale lembrar que o histórico time do Cruzeiro, Campeão da Tríplice Coroa de 2003 com ninguém menos Luxemburgo no comando, o ataque começa o ano com Deivid e Aristizábal e encerra com Márcio Nobre e Motta, que em teses eram do 3º time.
Só para relacionar o elenco, aqui os jogadores do Cruzeiro para tentar o título da Sula e brigar bem no Brasileirão. Um time titular? Cássio/ Willian, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon/ Wallace, Mateus Henrique, Barreal e Mateus Pereira/ Lautaro e Kaio Jorge. Olhe o time B: Anderson/ Gasolina, Villalba, Jonathan e Kaíke/ LucasSilva, Lucas Romero, Ramiro/ Artur Gomes, Dinenno e Gabriel Verón. Sobra ainda um 3º time com; Gabriel Grando/ Pedrão, Japa, Josefher, Vitinho, Mateus Vital, Robert, Artur Viana e Rafa Silva. Alguém ai pode ser a encarnação de Márcio Nobre e Motta.