Oito empresas de BH e da região metropolitana são acusadas de causarem um prejuízo milionário à Cemig por meio de furto de energia, os famosos “gatos de energia”.
Um dono de uma padaria no bairro Arvoredo, em Contagem, foi preso em flagrante durante a operação “Curto-Circuito” da Polícia Civil na última terça-feira (23), mas já pagou fiança e irá responder o processo em liberdade.
Os furtos foram identificados por meio de auditorias da própria Cemig, que observaram discrepâncias entre consumo e preço da conta de luz dos estabelecimentos. A companhia acionou a Polícia, que investigou as empresas.
Os alvos da operação até agora são de Belo Horizonte, Contagem e Betim, e atuam em ramos variados, como panificação, atividade física, indústria e comércio em geral.
Operação na Grande BH irá se expandir para o estado
A operação continua para identificar outras empresas que possam estar furtando energia. A ação deve se espalhar para o interior de Minas Gerais.
O dono da padaria pode ser indiciado pelo crime de furto de energia qualificado por rompimento de obstáculo, cuja pena varia de dois a oito anos de prisão. Porém, o suspeito também pode responder por sonegação e lavagem de dinheiro.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.