Uma operação de fiscalização realizada em Divinópolis, envolvendo a 23ª BPM, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e outros órgãos, resultou na localização de dois pássaros silvestres da espécie conhecida popularmente como Papa-capim. A ação, focada na proteção da fauna local e no cumprimento das leis ambientais, teve desdobramentos significativos.
Durante a operação, os fiscais identificaram a presença dos pássaros em condições de cativeiro ilegal. Em decorrência dessa infração, foram lavrados dois Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) contra os responsáveis. Além disso, foram emitidas duas multas, que totalizam multas no valor de R$ 7.919,55.
Os dois Papa-capins resgatados foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETRAS) do Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Divinópolis. No CETRAS, os pássaros passarão por uma avaliação veterinária completa e, se estiverem em boas condições de saúde, poderão ser reintegrados ao seu habitat natural.
O post Polícia resgata pássaros silvestres e multa de quase 8 mil reais apareceu primeiro em Portal MPA.