As obras de duplicação da BR-040, entre BH e Juiz de Fora, estão programadas para começar em 2026. O cronograma foi apresentado pela EPR Via Mineira, a concessionária que assumirá o trecho, em um evento na unidade da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na capital.
A primeira grande intervenção será a melhoria de 17,4 km entre Congonhas e o trevo de Ouro Preto, envolvendo a duplicação de 9,74 km, construção de 3,23 km de vias marginais, uma passarela e um trevo. Essas melhorias devem ser concluídas no terceiro ano de contrato.
Até o sétimo ano, estão previstos 164 km de duplicação, 42 km de faixas adicionais, 15 km de vias marginais, 14 km de ciclovias, 33 dispositivos de interconexões e 8 passarelas. Além disso, está prevista a construção de um ponto de parada para caminhoneiros no segundo ano, embora a localização ainda não tenha sido definida.
Os investimentos e serviços operacionais ao longo dos 30 anos de contrato serão de R$ 8,7 bilhões, com R$ 3,5 bilhões investidos nos primeiros sete anos.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.