Um dos times mais vencedores do futebol brasileiro vive o pior da sua história já centenária. O Cruzeiro pode visitar a Série B pela 4ª vez nos últimos 5 anos, algo impensável por qualquer futebolista. vale lembrar que nos últimos 20 anos o Cruzeiro ganha 6 títulos nacionais, fora os estaduais. Foram 3 Brasileiros, um dos maiores vencedores da Era dos Pontos Corridos, aliás o primeiro vencedor e mais 3 Copas do Brasil, se tornando o maior vencedor desta competição e não ultrapassado até hoje.
Os chamados “Anos de Ouro” duraram até a metade de 2019. Acabara de ser Campeão Mineiro, aliás seu último título. Antes ganhara o Brasileiro de 2003 e o Bi-Campeonato de 2013 e 2014. Como já havia ganho a Copa do Brasil de 2003, culminando com a Tríplice Coroa, levou também o Bi da Copa do Brasil de 2017 e 2018. Em maio de 2019, recém-Campeão Mineiro, o “Fantástico da TV Globo” estoura a caixa do Cruzeiro em 28 de maio. Ali começava o inferno do time azul.
Destituídos dos cargos de Presidente, Diretor de Futebol e Gerente Geral, o trio que roubou tudo do próprio clube. Wagner Pires de Sá, Itair Machado e Serginho Nonato deram lugar a um Conselho Gestor, que pegou o time de futebol mais falido da história do futebol mundial de todos os tempos. Um combalido presidente é eleito, sem receita nenhuma e uma dívida impagável: Sérgio Rodrigues, que num ato iluminado descobre Ronaldo Fenômeno, com a indicação de Pedro martins, até´então homem forte da XP.
Ronaldo Fenômeno herda um falido Cruzeiro, evitando o fechamento do time de futebol. Sem nada e com uma dívida que paga simplesmente 277 mil e 777 reais por dia em 10 anos. Sergio Rodrigues comanda o Cruzeiro em duas temporadas de série B, uma delas com risco de cair para Série C. Ronaldo entra para voltar o time para a Série A, fazendo história num time que deu liga e entrou para a eternidade enchendo a torcida de esperança.O detalhe é que Série A é bem difícil, até para evitar rebaixamento.
Por Oliveira Lima