Uma pesquisa realizada pelo TOMTOM Brazil Traffic e analisados pela pesquisa CNT de Mobilidade da População Urbana 2024, mostrou que os motoristas em BH enfrentam os mesmos minutos ‘perdidos’ no trânsito que os motoristas de São Paulo. O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira e durante os horários de pico, os motoristas de Belo Horizonte levam em média 57 minutos para percorrer 10 quilômetros.
Essa distância corresponde ao trajeto entre o início da Avenida Cristiano Machado (próximo ao Túnel Presidente Tancredo Neves) e a Estação Floramar. Esse tempo é o segundo maior entre as principais capitais do Brasil, perdendo apenas para Recife, onde a mesma distância leva 58 minutos. A pesquisa revela que, em momentos de maior movimento, o tempo gasto para percorrer 10 quilômetros é 90% superior ao tempo gasto em horários de menor tráfego nas capitais do país. Em Belo Horizonte, esse aumento é ainda mais acentuado, com o tempo “perdido” para percorrer 10 quilômetros sendo 103,57% maior nos horários de pico em comparação aos períodos de trânsito mais fluido, passando de 28 minutos para 57 minutos.
O especialista em trânsito Silvestre Andrade atribui essa situação ao grande número de veículos e à insuficiência do sistema viário. Dados do censo do IBGE e da BHTrans de 2022 mostram que Belo Horizonte tinha 2.315.560 habitantes e 2.472.606 veículos.