Visando combater o crime organizado e o tráfico de drogas em Medina, região do Vale do Jequitinhonha, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), com apoio da Polícia Militar, deflagrou a operação Atena. A ação, que resultou em sete prisões efetuadas, foi desencadeada em resposta a recentes crimes violentos na região, incluindo homicídios tentados e um consumado, todos associados a disputas entre facções criminosas.
Mais de 40 policiais cumpriram, na última sexta-feira (9/8), os mandados judiciais, sendo 12 de busca domiciliar, dois de busca e apreensão de menores infratores, além das ordens de prisão. As sete pessoas presas, bem como a dupla de adolescentes apreendidos, são suspeitas de envolvimento nos eventos criminais registrados recentemente no município.
No curso dos trabalhos, as equipes apreenderam uma motocicleta roubada há pouco tempo, a qual foi utilizada em dois outros roubos na cidade, assim como três motos adulteradas, utilizadas em atividades criminosas. A ação também resultou na apreensão de uma arma de fogo.
A operação “Atena”, nomeada em homenagem à deusa grega da sabedoria, simboliza a luta por justiça e a restauração da paz em Medina. O delegado responsável pela operação, Danilo Fernandes, destaca que a ação foi planejada com inteligência e estratégia, visando à desarticulação de grupos criminosos que ameaçam a segurança da população. “Nossa ação foi pensada para restabelecer a ordem e tranquilidade na cidade”, afirma.