Detentos da Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na Grande BH, atearam fogo em uma cela na noite desta segunda-feira (12). Os presos usaram pedaços de colchões e uniformes. As chamas foram controladas pelos policiais penais da unidade.
Devido à fumaça, dois presos se intoxicaram e foram encaminhados para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, mas já retornaram para a penitenciária após atendimento.
O ato seria um protesto contra a decisão do governo de impedir a entrada de cigarros nos presídios mineiros, medida que começará a valer a partir de 31 de agosto na unidade, que é considerada uma das maiores do estado. A proibição já está valendo em 80% das unidades prisionais de Minas.
Motim na Grande BH será investigado
Os próprios detentos filmaram a cela em chamas. No vídeo, é possível ouvir os presidiários ameaçando uma rebelião caso a entrada de cigarros seja proibida: “vai virar, hein, o bagulho vai ficar doido. Quer tirar o cigarro do preso? Vai dar ruim”, disseram os detentos na filmagem.
Em nota, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou que a direção da unidade prisional instaurou um procedimento para apurar administrativamente o ocorrido e possíveis danos ao patrimônio. Além disso, foram apreendidos um aparelho celular, um carregador artesanal e um chip que pertenciam a um detento.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.