A partir do próximo sábado (6/7), começa a vigorar o chamado período eleitoral, conforme definido pela Lei Geral das Eleições (Lei 9.504/1997). Por esse motivo, até o fim das eleições municipais, a Prefeitura de Contagem vai implementar uma série de medidas a fim de cumprir a legislação vigente. Assim, a fim de alinhar as orientações legais com as ações de comunicação da administração municipal e sanar possíveis dúvidas, nessa terça-feira (2/7), foi realizada uma reunião com a equipe de jornalistas, designers, fotógrafos, videomakers da Secretaria de Comunicação, administrações regionais, núcleos e autarquias.
O encontro foi conduzido pelo subsecretário de Comunicação, Rodrigo Freitas, que destacou a importância de reforçar o cuidado no trato das informações e comunicados a serem veiculados, para que as normas legais sejam seguidas.
“Além das orientações e das vedações já informadas pela Procuradoria-Geral do Município por meio de cartilha já veiculada e amplamente distribuída, tomaremos as medidas que serão aqui detalhadas. Toda eventual dúvida ou alteração deve ser discutida com o secretário ou o subsecretário e com a Procuradoria-Geral do Município”, afirmou.
Entre as medidas a serem adotadas está a desativação temporária das redes sociais institucionais – Facebook, YouTube, WhatsApp e Threads das secretarias, regionais, programas e autarquias – até o encerramento das eleições. O Instagram oficial – @prefcontagem – passará por adaptações, mas continuará ativo com informações de serviços, sendo o único perfil oficial da Prefeitura de Contagem nessa rede.
O perfil oficial atual da Prefeitura no Facebook (facebook.com/prefeituracontagem) será desativado, mas a população poderá acompanhar as atualizações na nova página criada especialmente para atender às demandas no período eleitoral: “Prefeitura de Contagem – Serviços”, acessando o link portal.contagem.mg.gov.br/facebook-servicos
Além disso, a seção de notícias do portal.contagem.mg.gov.br também será desativada a partir do dia 6/7, ficando disponíveis apenas as comunicações relacionadas a serviços e informações de utilidade pública.
O subsecretário ressaltou que todos os serviços de todas as secretarias e órgãos ligados à Prefeitura de Contagem serão publicados, exclusivamente, nestes canais.
Um workshop apresentado pelo subprocurador-geral do município, João Alves de Sousa Júnior, já havia sido realizado para o mesmo grupo de profissionais, no qual foram apresentadas as orientações relativas às condutas vedadas durante o período eleitoral 2024.