As eleições de 2024 contarão, mais uma vez, com o aplicativo Pardal para receber denúncias de propaganda eleitoral irregular na internet. A portaria que informa sobre a utilização do aplicativo foi publicada na edição de sexta-feira (16) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Uma das inovações deste ano é a possibilidade de usar a ferramenta para denunciar irregularidades nas campanhas na internet.
A versão móvel do Pardal recebe denúncias de propaganda eleitoral irregular, com as formas de campanha inadequada especificadas pelo próprio aplicativo. Para registrar a denúncia, o aplicativo disponibiliza formulários específicos para campanhas nas ruas e na internet. Neste ano, o aplicativo solicita que o formulário seja preenchido com uma comprovação mínima para a denúncia.
Na atualização para as eleições municipais deste ano, o Pardal também incluiu uma explicação detalhada sobre o que é permitido e o que não é em relação ao tópico denunciado. O denunciante receberá orientação no momento em que escolher a categoria, para saber se a ação cometida pelo candidato é, de fato, irregular.
E veja também: Saiba o que pode e o que não pode na campanha! Clique aqui.
Como acompanhar denúncia de propaganda irregular no ‘Pardal’?
A denúncia pode ser acompanhada pelo Pardal Web, enquanto o Pardal ADM gera a notificação para o candidato, partido político, federação ou coligação mencionada na denúncia. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada na Google Play Store ou na Apple App Store.
A propaganda eleitoral é permitida desde sexta-feira (16). Candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador já podem fazer suas divulgações nas ruas e na internet, enquanto o horário eleitoral gratuito começa no dia 30 de agosto. Os eleitores e apoiadores de candidatos podem usar itens de apoio, como camisas, bandeiras, broches e adesivos.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.