Por Oliveira Lima
A 9ª colocação do Brasileirão não é, de maneira alguma, a posição normal do Atlético Mineiro. Com 30 pontos e 45% de aproveitamento é muito pouco para um dos elencos mais caros do país e um dos melhores também. Sempre cotado aos títulos, no Brasileirão é a maior decepção. Não tem, nem de longe, os problemas crônicos de outros grandes enterrados em crise, que estão abaixo dele na tabela.
A dupla gaúcha que ainda supera o drama causado pelas enchentes no sul do Brasil, quando ficaram 30 dias parados, nem sequer treinando, a crise de identidade do tricolor carioca por causa do dinizismo, os problemas da SAF do cruzmaltino e os desmandos da direção corinthiana explicam Grêmio, Internacional, Fluminense, Vasco e Corinthians não lutando pelo título ou vagas à Copa Libertadores.
E o que explica a campanha do Galo? Com um elenco de fazer inveja aos principais concorrentes, time até começa bem com Milito, assustando à todos nos 10 primeiros jogos, mas depois, observado pelos adversários, Galo de Milito foi presa fácil no Brasileiro. O famoso “manjaram nóis” que o técnico atleticano não teve o antídoto tático.
Está nas quartas da Libertadores e na Copa do Brasil, sistema de mata-mata, mas no quesito regularidade dos pontos corridos o time sofre. Pode até ganhar uma ou as duas copas, mas no Brasileirão não será mais campeão, cotado inicialmente ao lado de Palmeiras e Flamengo. Estes dois estão na luta, ocupando o G4,à cola de Fortaleza e Botafogo.
Já o Galo não mais será campeão brasileiro desta temporada, pois tem 18 pontos a menos que o líder Fortaleza e um jogo a mais pra fazer. Negócio é mirar vaga à Copa Libertadores, G4 ou G6, caso caia nas copas. Esta longe também: 14 pontos atrás do Flamengo e à 9 do Bahia. Situação é tão complicada, que o time do Milito está mais próximo do Z4(rebaixamento) do que do G6. Hoje o Galo tem 8 à frente do 17º, o Vitória.
Vale lembrar que o Galo está atrás na tabela, de um Vasco, que a pouco tempo estava fadado ao rebaixamento; 8 pontos atrás do Cruzeiro; Juventude, Criciúma, Internacional e Athético Paranaense e Bragantino podem ultrapassar o Galo nesta rodada. O Grêmio, seu adversário de domingo, se ganhar passa o Galo. Grêmio que a apouco nem treinando estava. Time de Milito não ganha no Brasileiro há 4 jogos, com 2 empates e 2 derrotas e precisa urgentemente dar sinais de recuperação. Futebol não perdoa e nem pode esperar. É pra já.