Um peão mineiro de 21 anos, identificado como Italo Silva Rodrigues, morreu após cair e ser pisoteado por um touro durante um rodeio em Guapiaçu, no interior de São Paulo.
Natural de Paracatu, no noroeste do estado, Italo acumulava títulos em rodeios anteriores. Por meio das redes sociais, ele compartilhava sua rotina e vídeos das competições.
Ítalo realizou sua primeira montaria, mas o desempenho do touro não foi satisfatório. De acordo com as regras do evento, ele teve a oportunidade de uma segunda disputa, optando por outro animal. Durante essa segunda montaria, Ítalo caiu e foi pisoteado no tórax pelo boi Tradição, que pesa cerca de uma tonelada. Embora tenha conseguido sair da arena andando, ele foi prontamente socorrido pelas equipes de resgate, mas infelizmente faleceu ainda no Recinto de Exposições.
O corpo de Ítalo foi encaminhado ao Pronto Socorro local, onde o óbito foi confirmado, e posteriormente transferido para o Instituto Médico Legal (IML) de São José do Rio Preto (SP). O caso foi registrado na Central de Flagrantes de Cedral (SP) e será investigado pela delegacia de Guapiaçu.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o peão foi socorrido e levado à Unidade de Emergência Municipal por volta das 23h, mas já estava inconsciente.
A secretaria também informou que Ítalo chegou a entrar na fila de transferência para um hospital em São José do Rio Preto (SP) por meio do sistema da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross).
Rodeio emite nota sobre peão morto
A equipe de organização do evento esclareceu que as montarias são de responsabilidade da Associação de Campeões de Rodeios (ACR), contratada para administrar a competição. Além disso, destacaram que a família do peão está recebendo todo o apoio necessário e que todos os critérios de segurança são seguidos durante a realização do rodeio.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.