Somente o Botafogo depende só de sí para bater campeão nacional deste ano. É que tem um jogo a mais para fazer com relação aos seus concorrente, hoje o Palmeiras, Grêmio, Bragantino e Flamengo(aliás este dois últimos tambem têm jogo a mais, exatamente um confronto direto) E esses jogos vão acontecer na quinta, dia 23. Botafogo enfrenta o Fortaleza às 19 h, no Castelão: Flamengo x Bragantino, às 21;30 no Maracanã.
Se o Botafogo ganhar do Fortaleza chegará à 63 pontos, ultrapassa o Palmeiras, reassumindo a liderança, dependendo depois somente das suas forças para levantar o caneco deste 2023. E baterá um recorde impressionante; ninguém ainda foi campeão brasileiro trocando o técnico 5 vezes. Corinthians levou em 2017, trocando 3 vezes. Normalmente time no Brasil troca de técnico quando está em crise a mal colocado. O Botafogo “esta em crise”,muito pressionado, mas está muito bem colocado.
A ótima campanha até à 15ª rodada lhe rendeu pontos, chamados de gordura, que rende a ele a chance de bater campeão. Luis Castro comandou o time nas 12 primeiras rodadas, com incríveis 10 vitórias, 2 derrotas. Foi embora para o mundo árabe, e deixou um buraco no Fogão. Cláudio Caçapa, funcionário do dono do Botafogo, o norte-americano John Textor, no Lyon da França, foi o tampão até a chegada do português Bruno Lage. Caçapa fez bonito; 3 jogos, 3 vitórias. Assim, em 15 jogos iniciais, o Fogão arrancou 13 vitórias, acumulando 39 pontos em 45 disputados, num aproveitamento incrível de 86,6%, de híper-campeão.
A derroca veio com Bruno Lage, badalado treinador de Premier Leagle; 11 jogos, com 5 derrotas, 3 empates e só 3 vitórias. Foi demitido! Acreditou-se num técnico doméstico; Lúcio Flávio. Pior ainda, com 7 jogos e 4 derrotas, 1 empate e só 2 vitórias e o time perdendo pela primeira vez a liderança do Campeonato, em que liderou por 30 rodadas. Chega Thiago Nunes, que estava no futebol peruano. Missão dele? Voltar às vitórias e ser campeão. Restam 5 jogos. Se levar o time ao título será inédito; ninguém foi campeão com 5 treinadores.
Por Oliveira Lima