O Governo de Minas formalizou um acordo para adquirir 600 novos ônibus para o sistema de transporte público da Grande BH. A aquisição vai renovar cerca de 25% da frota total até 2025, melhorando a qualidade do serviço para a população.
O acordo foi assinado nesta segunda-feira (2/9). Serão destinados integralmente R$ 382 milhões para a compra dos novos ônibus.
A previsão é a de que os primeiros veículos comecem a ser entregues ainda em 2024. Além dos 600 novos veículos, as concessionárias que operam o transporte público da RMBH assumem o compromisso de adquirir, com recursos próprios, mais 250 ônibus em 2025. Com a entrada dos novos veículos em operação, haverá redução da idade média da frota, passando dos atuais 11 anos para 6 anos até o final de 2025.
Transporte da Grande BH terá maior demanda para passageiros
Os critérios para a alocação dos ônibus novos ainda serão estabelecidos em comum acordo com os consórcios e a Seinfra, respeitando proporção definida no acordo entre as sete Redes Integradas de Transporte que compõem o Sistema Metropolitano.
Foi definido, ainda, que será levada em consideração a idade dos veículos que serão substituídos, quantidade de reclamações e volume de passageiros transportados. Desta forma, o quadro de horários irá aumentar, chegando a quantidade aplicada.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.