No próximo sábado, 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, o comércio de Belo Horizonte poderá abrir e contar com o trabalho de seus funcionários, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). No entanto, os estabelecimentos que decidirem operar deverão seguir as normas estabelecidas pela Convenção Coletiva de Trabalho 2024/2025.
As regras incluem jornada de oito horas com intervalo mínimo de uma hora, pagamento de hora extra com adicional de 70%, e concessão de uma folga compensatória dentro de 60 dias. Caso a folga não seja concedida nesse período, o empregado terá direito ao pagamento de horas extras com adicional de 100%. Além disso, o empregador deve fornecer vale-transporte e um auxílio alimentação de R$ 44, pago até o 5º dia útil do mês seguinte.
Nos shoppings, o horário de funcionamento será das 14h às 20h, exceto em alguns estabelecimentos que funcionarão das 10h às 16h.
Os supermercados da capital mineira também estão autorizados a operar normalmente, conforme informado pela Associação Mineira de Supermercados (Amis). A liberação para abertura se estende a outros municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, como Nova Lima, Ribeirão das Neves e Vespasiano. No entanto, algumas cidades do interior de Minas Gerais podem ter convenções coletivas que determinem o fechamento dos supermercados no feriado.