A Mostra Cine Periférico inicia neste domingo (15) em Belo Horizonte com o tema “Acessibilidade para todos”. O evento, que ocorrerá até 24 de setembro, direciona sua programação para pessoas com deficiência da capital mineira, após ter circulado pela Região Metropolitana.
Todos os filmes exibidos foram adaptados com libras ou legendas descritivas, e os locais das sessões foram escolhidos para garantir conforto e acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.
Entre 15 e 24 de setembro, a mostra contará com sete eventos. Dois deles serão abertos ao público geral: no Parque Lagoa do Nado, no dia 15, e na Praça do Letícia, no dia 17. As demais sessões ocorrerão em parceria com escolas e instituições voltadas para pessoas com deficiência.
A seleção de filmes reflete a temática do evento e procura destacar a diversidade, desafiando estereótipos negativos relacionados a pessoas com deficiência.
Programação da Mostra Cine Periférico:
Programação em Parques:
- 15/09 (domingo) – 18h: Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado
- 17/09 (terça-feira) – 19h: Praça do Letícia
Programação em Instituições:
- 16/09 (segunda-feira): Escola Municipal de Ensino Especial Frei Leopoldo
- 17/09 (terça-feira): Escola Municipal de Ensino Especial de Venda Nova
- 18/09 e 19/09 (quarta e quinta-feira): Associação Mineira de Reabilitação
- 24/09 (terça-feira): Instituto Mano Down
Filmes a serem exibidos:
- A Menina e o Mar (Direção: Gabriel Mellin): A história de duas crianças com visões diferentes sobre o mundo e o mar, que se encontram e aprendem a apreciar a vida através dos sentidos.
- Anderson (Direção: Rodrigo Meireles): Um brasileiro com paralisia cerebral tenta realizar um curta-metragem com a ajuda de seu irmão e sua paixão pelo futebol, evitando o drama.
- Lapso (Direção: Caroline Cavalcanti): Bel e Juliano, adolescentes da periferia, enfrentam medidas socioeducativas e descobrem a importância de afeto e solidariedade.
- Marina Não Vai à Praia (Direção: Cassio Pereira dos Santos): Marina, com síndrome de Down, busca realizar seu sonho de conhecer o mar, mesmo sem poder viajar com sua irmã.
- Meu Nome é Maalum (Direção: Luísa Copetti): Maalum, uma menina negra, enfrenta desafios racistas na escola e descobre orgulho em sua ancestralidade.
- Sobre Amizades e Bicicletas (Direção: Julia Vidal): Thiago e Cecília, uma menina com deficiência visual, aprendem sobre amizade e superação ao tentarem andar de bicicleta juntos.
- O Filho do Vizinho (Direção: Alex Vidigal): Ronaldinho observa e se encanta com as aventuras de um garoto conhecido de várias formas pela vizinhança.