Nesta quarta-feira (25/9), a Polícia Federal iniciou a Operação Terabyte, com o objetivo de identificar e prender envolvidos no armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual de crianças e adolescentes, principalmente através da internet. A ação acontece em parceria com as Polícias Civis dos estados. No Estado de Minas Gerais foram cumpridos 9 mandados de busca e apreensão. Em Belo Horizonte foi cumprido um mandado com o auxílio da Polícia Militar de Minas Gerais, na região de Juiz de Fora foram cumpridos 4 mandados e na circunscrição de Uberlândia também foram cumpridos quatro, além de realizadas duas prisões em flagrante.
Ao todo, 141 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em todos os estados do Brasil. A operação é coordenada pela área de Repressão aos Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil da Polícia Federal, visando localizar criminosos envolvidos nessas práticas. Mais de 750 policiais participam da operação, que também conta com o apoio da Agência de Investigação Interna (Homeland Security Investigations) dos Estados Unidos. O nome “Terabyte” faz referência à grande quantidade de dados relacionados a esses crimes.
Entre dezembro de 2023 e agosto de 2024, a Polícia Federal já cumpriu 1.291 mandados de prisão ligados a crimes sexuais contra menores, reforçando seu compromisso com a repressão a esses delitos. A PF orienta pais e responsáveis a monitorar e instruir as crianças quanto à segurança online e no mundo físico.