O leilão do trecho da BR-040 que conecta BH a Brasília, será realizado na Bolsa de Valores de São Paulo nesta quinta-feira (26). Quatro empresas apresentaram propostas ao Ministério dos Transportes, demonstrando interesse em administrar o trecho conhecido como Rota dos Cristais, a principal via entre Brasília, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
A concessão do trecho, que possui 594,8 km de extensão, terá duração de 30 anos. O Ministério dos Transportes espera um investimento total de R$ 12,096 bilhões, incluindo captação e serviços operacionais. A previsão é de que sejam gerados cerca de 94 mil empregos diretos e indiretos.
Entre as melhorias previstas para o trecho, estão a construção de 342 km de faixas adicionais e dois Pontos de Parada e Descanso (PPDs). A empresa vencedora também deverá duplicar 9,9 km da BR-040 e construir 61,6 km de vias marginais. Além disso, serão erguidas 43 passarelas para pedestres e construídas 18 passagens de fauna.
O Ministério estima que 4,2 milhões de pessoas serão beneficiadas. O trecho a ser leiloado foi anteriormente administrado pela Via 040, responsável pela manutenção e operação da via. No entanto, a concessionária devolveu a concessão ao governo federal em 2017, alegando dificuldades financeiras. Atualmente, o pedágio não é cobrado no trecho.
O leilão da Rota dos Cristais contará com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, e do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale.