A Prefeitura de Belo Horizonte autorizou o uso de caminhonetes como táxi por meio de um decreto publicado nesta sexta-feira (4 de outubro) no Diário Oficial do Município (DOM). A medida visa permitir o transporte de cargas leves e volumes maiores, como compras e bagagens, pelos motoristas de táxi.
Os veículos autorizados para essa função precisam atender a requisitos específicos, como ser de cabine dupla, ter potência mínima de 130 cavalos (para modelos a gasolina) e contar com uma caçamba de até 990 litros, destinada exclusivamente ao transporte de pertences dos passageiros. Além disso, as caminhonetes devem estar equipadas com capota impermeável.
O decreto também estabelece restrições quanto ao transporte de itens que ultrapassem as dimensões da caçamba ou possam danificar a capota, além de proibir o uso de extensores ou circulação com a tampa da caçamba aberta.
Segundo o Sindicato dos Taxistas de Minas Gerais (Sincavir), a regulamentação traz vantagens ao permitir que os taxistas possam atender clientes que necessitem transportar volumes maiores.