A Polícia Federal (PF), com o apoio da Receita Federal, efetuou a apreensão de R$ 750 mil em bebidas alcoólicas importadas de maneira irregular e com suspeitas de falsificação nesta quinta-feira (30), em BH.
A operação abrangeu quatro locais simultaneamente, incluindo uma unidade de armazenamento que comportava duas adegas e uma residência. Um total de 60 garrafas de bebidas alcoólicas foram confiscadas. De acordo com as investigações, as bebidas importadas de forma irregular estavam sendo comercializadas ao lado de produtos legalizados, todos com o mesmo preço, o que poderia induzir o consumidor ao equívoco.
A Receita Federal orienta os consumidores a ficarem atentos à ausência do selo do IPI, bem como à falta de informações no contrarrótulo, como CNPJ do importador, registro no MAPA e dados em língua estrangeira, que são indícios de importação irregular ou falsificação. No caso de vinhos, há dispensa do selo do IPI.
Em comunicado, a Receita Federal de BH destacou que sua atuação na repressão à importação irregular de mercadorias tem como foco principal a proteção da sociedade, tanto no âmbito da preservação dos empregos gerados pela indústria nacional quanto no que se refere à salvaguarda da saúde e da vida das pessoas. Além disso, a ação visa coibir o enriquecimento de organizações criminosas.