As viagens no metrô de Belo Horizonte estão mais demoradas devido às instruções no sistema de trilhos, iniciadas na noite de quinta-feira (14). As obras, que envolvem a troca de trilhos no trecho entre as estações Santa Efigênia e Santa Tereza, seguem até o dia 24 de novembro.
Durante o período, o tempo de espera entre os trens será ampliado. Nos horários de pico em dias úteis, o intervalo será de 13 minutos, enquanto fora do pico, aos finais de semana e feriados, poderá chegar a 20 minutos. Normalmente, os intervalos são de 7 minutos no pico e 15 minutos em horários regulares.
Adicionalmente, nos horários de pico, a estação Santa Tereza terá um sistema de baldeação, com a plataforma subdividida: um lado será destinado ao embarque e o outro ao desembarque. Para orientar os passageiros, avisos sonoros e painéis informativos foram instalados em todas as estações.
A operadora Metrô BH explicou que o período das obras foi escolhido por coincidir com os feriados de 15 de novembro (Proclamação da República) e 20 de novembro (Consciência Negra), quando o fluxo de passageiros é menor.