Uma pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) revelou que passageiros do transporte coletivo em BH passam, em média, 57 minutos dentro do ônibus em viagens de 10 quilômetros, quando há congestionamentos.
Os dados, divulgados nesta segunda-feira (25), apontam que o tempo gasto na capital mineira é equivalente ao de São Paulo, que possui mais de 21 milhões de habitantes na região metropolitana.
Um motorista de ônibus, que não quis se identificar, disse à redação do BH 24 Horas que gasta muito tempo no coletivo e critica duramente à BHTrans, empresa que gerencia o transporte. “A cidade não tem nenhuma organização de trânsito, é igual a São Paulo ou pode ser pior daqui a uns anos. Um dos motivos é a não sincronização de sinais. Em qualquer outra capital do Brasil tem sincronização, mas em BH o trânsito não flui. Deveriam chamar os motoristas para ouvir as demandas”, disse.
A Grande BH, com quase 6 milhões de habitantes, ocupa a terceira posição entre as regiões metropolitanas mais populosas do país. A pesquisa destacou que o transporte coletivo é usado por mais de 50% da população brasileira principalmente para trabalhar, seguido de atividades como fazer compras.
O levantamento, que entrevistou mais de 3 mil pessoas em 35 municípios com mais de 100 mil habitantes, também revelou que usuários do transporte público estariam dispostos a pagar mais por viagens que ofereçam maior conforto e utilizem veículos menos poluentes. No entanto, a pesquisa evidenciou que a maioria dos passageiros utiliza ônibus porque não dispõe de outra opção de transporte.