Uma mulher transexual de 27 anos foi morta a tiros na noite de quarta-feira (4) em Matozinhos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Conhecida na cidade como “Alana do Uber”, a vítima foi atingida enquanto estava em uma lanchonete próxima à Praça São Sebastião, no Centro da cidade. Testemunhas relataram à Polícia Militar que ouviram disparos e uma delas mencionou que viu Alana acompanhada de um homem momentos antes do crime, embora não soubesse dizer onde ele estava no momento do ataque.
Alana, que havia se candidatado ao cargo de vereadora nas últimas eleições municipais, recebeu homenagem póstuma da deputada federal Duda Salabert (PDT) por meio de suas redes sociais. Segundo um tio da vítima, Alana havia recebido uma ameaça por meio de rede social. A mensagem dizia: “Gente da minha raça corta na bala.”
A proprietária do estabelecimento onde ocorreu o crime informou que as câmeras de segurança do local estavam fora de operação devido à chuva do dia anterior. Outras tentativas de obter imagens de câmeras de monitoramento na área também não tiveram sucesso.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) confirmou o óbito no local. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML), e a Polícia Civil já iniciou as investigações. Até o momento, o responsável pelo crime não foi identificado.