Na madrugada deste sábado (21/12), um grave acidente envolvendo três veículos resultou na morte de 37 pessoas no KM 285 da BR-116, no município de Lajinha, em Teófilo Otoni. Segundo o Corpo de Bombeiros, a colisão, que aconteceu por volta das 3h30, envolveu um ônibus, uma carreta que transportava um bloco de granito e um carro.
Imagens feitas por pessoas que passavam pela rodovia logo após o acidente mostram os veículos em chamas.
De acordo com informações preliminares, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) identificou que um bloco de granito pode ter se soltado da carreta e atingido o ônibus que vinha no sentido oposto, provocando o incêndio. Já o Corpo de Bombeiros, em relatos iniciais, informou que o pneu do ônibus pode ter estourado, levando o motorista a perder o controle e colidir contra a carreta, com um carro colidindo logo em seguida.
A prefeitura de Teófilo Otoni informou que treze pessoas feridas foram levadas para hospitais e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na cidade, incluindo os três ocupantes do carro, que estão em estado grave.
O ônibus envolvido no acidente pertencia à empresa EMTRAM e havia saído de São Paulo na sexta-feira (20), por volta das 7h, com destino a Vitória da Conquista, na Bahia, percorrendo um trajeto de cerca de 1.500 quilômetros.
Em nota, a empresa lamentou o ocorrido e declarou que está colaborando com as investigações das causas do acidente, além de oferecer apoio às vítimas e seus familiares, incluindo assistência psicológica.
Veja a nota do Governo de Minas sobre o ocorrido:
“O Governo de Minas está mobilizado no atendimento às vítimas e suporte aos familiares diante do grave acidente ocorrido na madrugada deste sábado (21/12) na BR-116, em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri.
Estão envolvidos na ação a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), o Gabinete Militar do Governador (GMG), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp).
A Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig) ativou o Plano de Atendimento a Múltiplas vítimas no Hospital João XXIII, em Belo Horizonte. O plano é aplicado em caso de grandes desastres, quando a equipe se prepara para receber um volume maior de pacientes ao mesmo tempo. Há vagas em situação de prontidão no Centro de Terapia Intensiva (CTI) e no bloco cirúrgico da unidade.
Em caso de necessidade de transporte de pacientes, as aeronaves do Gabinete Militar do Governador estão à disposição.
Por meio das redes sociais, o governador Romeu Zema ressaltou que as Forças de Segurança do estado trabalham sem interrupção para agilizar o atendimento no local, e prestou condolências.
“Toda minha solidariedade aos familiares e amigos. Estamos trabalhando para que as famílias das vítimas sejam acolhidas para enfrentar de forma mais humanizada possível essa tragédia às vésperas do Natal, uma data tão significativa para todos”, disse o governador de Minas Gerais”
Veja mais detalhes: