Um forte temporal atingiu Ipatinga, no Vale do Aço, em Minas, durante a madrugada deste domingo (12). A chuva de aproximadamente 80 mm em apenas uma hora causou grande destruição e ao menos três mortes confirmadas pelo Corpo de Bombeiros, incluindo uma criança de oito anos.
No bairro Bethânia, duas residências desabaram, deixando vítimas soterradas. Uma das mortes foi registrada na Rua Boston, onde a criança de 8 anos não resistiu. Na Rua Turim, uma área considerada instável devido aos deslizamentos constantes, dois corpos da mesma família foram encontrados.
Ao todo, os militares receberam 58 chamados. A maioria deles foi por ocorrência de desabamentos e vistorias em áreas de risco. A corporação também foi acionada para alagamentos e queda de árvores.
Prefeito de Ipatinga faz balanço inicial das chuvas
De acordo com o prefeito Gustavo Nunes, o temporal despejou 80 mm de chuva em menos de uma hora, volume que gerou grande impacto na cidade. “É um volume muito grande em pouco espaço de tempo. Muitos e grandes problemas: casas soterradas, barrancos que desabaram, avenidas obstruídas, lama e casas inundadas. Estamos com equipes nas ruas, mobilizando esforços para atender a população”, declarou.
O prefeito também ressaltou que a inundação do córrego Gerasa provocou danos severos, incluindo o alagamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Canaã. Os pacientes precisaram ser transferidos para o Hospital Municipal de Ipatinga. Nunes pediu que os moradores acionem a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros por meio das redes sociais, caso não consigam atendimento pelos telefones de emergência, devido à alta demanda. “Estamos priorizando os casos mais urgentes e trabalhando para atender a todos o mais rápido possível”, afirmou.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.