Etevaldo Sampaio de Oliveira Silva, que ocupava o cargo de secretário municipal da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico de Ibirité, foi exonerado nesta segunda-feira (13) a pedido, após recomendação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A decisão do órgão foi emitida na última sexta-feira (10).
Segundo o MPMG, o secretário é investigado por suspeitas de improbidade administrativa e responde como réu em um processo criminal que o acusa de envolvimento em organização criminosa e lavagem de dinheiro. A Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Ibirité aponta indícios de que o ex-secretário, em conjunto com outros ex-servidores, teria utilizado seu cargo para cometer atos ilícitos.
A promotora Maria Constância Martins da Costa Alvim afirmou que, embora seja respeitada a presunção de inocência, a permanência do investigado no cargo era incompatível com os princípios da moralidade e eficiência administrativa, considerando a gravidade das acusações. A recomendação do MPMG dava prazo de 72 horas para que o prefeito apresentasse uma cópia do ato de exoneração, o que foi cumprido no início desta semana.
O Portal BH 24 Horas entrou em contato com a Prefeitura de Ibirité e aguarda um posicionamento.