O Governo de Minas apresentou, nesta quarta-feira (15/1), em Belo Horizonte, novas ações emergenciais preparadas para atuação durante o período chuvoso em todo o estado. Entre as medidas de efeito imediato está a criação, determinada pelo governador Romeu Zema, de duas linhas de crédito via Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).
As linhas serão disponibilizadas para financiamento de micro e pequenos empresários prejudicados, além de ajudar municípios construírem habitações populares para realocação de famílias em áreas de risco.
“Nosso objetivo é que o trabalho seja feito com todo critério e cuidado para garantir a segurança dos mineiros, e que as cidades consigam retomar a economia e atender às demandas sociais. Estive nos locais, e os prefeitos me mostraram diversas áreas onde muitos comércios foram afetados pelas inundações. Estamos atuando para que essas empresas não tenham sua continuidade prejudicada, já que algumas perderam totalmente seus estoques devido à água ou lama”, destacou o governador Romeu Zema.
Engenheiros do Crea auxiliam nas cidades afetadas pela chuva em Minas
O governador Romeu Zema acompanhou, também nesta quarta-feira, o embarque de profissionais voluntários do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) para reforçar as ações de vistoria de imóveis e suporte às equipes da Defesa Civil.
Em Ipatinga e região, os engenheiros vão ajudar na verificação das condições estruturais de imóveis prejudicados pelas enchentes e deslizamentos, contribuindo para a segurança da população local. As Forças de Segurança do Estado – Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar – seguem mobilizadas desde o primeiro momento para atendimento à população.