O longa-metragem brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, conquistou três indicações ao Oscar 2025: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, para Fernanda Torres. O anúncio oficial foi realizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas nesta quinta-feira (23). A cerimônia de entrega dos prêmios ocorrerá no dia 2 de março, no Dolby Theatre, em Los Angeles.
Na categoria de Melhor Filme Internacional, o filme brasileiro concorre com outras produções renomadas, como Emilia Pérez (França), A Garota da Agulha (Dinamarca), The Seed of the Sacred Fig (Alemanha) e Flow (Letônia).
Ainda Estou Aqui, estrelado por Fernanda Torres no papel de Eunice Paiva, marca a primeira indicação de um filme brasileiro a Melhor Filme Internacional após 26 anos. A última vez que o Brasil foi indicado na categoria foi em 1999, com Central do Brasil, também dirigido por Walter Salles e protagonizado por Fernanda Montenegro.
Essa é a quarta vez que o Brasil concorre à categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar. As indicações anteriores incluem O Pagador de Promessas (1962), O Quatrilho (1995) e O Que É Isso, Companheiro? (1997). Apesar das indicações, o Brasil ainda não venceu nessa categoria.
O filme de Walter Salles já havia se destacado em outras premiações, como no Festival de Veneza, onde recebeu o prêmio de Melhor Roteiro. Além disso, Ainda Estou Aqui foi indicado ao Bafta e ao Critics’ Choice Awards, consolidando sua repercussão internacional. Fernanda Torres, que interpreta a protagonista, venceu o Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama.
Em entrevista, Walter Salles comentou sobre as mudanças no processo de votação do Oscar desde sua indicação com Central do Brasil: “O número de votantes aumentou substancialmente e se descentralizou, incluindo mais pessoas de fora dos Estados Unidos.”
Ainda Estou Aqui foi lançado em setembro de 2024 e se tornou um sucesso de público nos cinemas brasileiros. O filme reforça a relevância do Brasil no cenário cinematográfico global.