O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), permanece internado no Hospital Mater Dei, na Região Centro-Sul da capital, onde segue em reabilitação fisioterápica, motora e respiratória. Ele foi hospitalizado em 3 de janeiro com insuficiência respiratória aguda.
De acordo com um boletim médico divulgado nesta terça-feira (4), Fuad está lúcido, acordado e apresenta melhora progressiva no quadro clínico e neurológico. Exames recentes confirmaram a remissão completa do câncer e a resolução da infecção e inflamação muscular.
O prefeito passou por uma traqueostomia no dia 10 de janeiro e, desde então, tem apresentado evolução na respiração, conseguindo passar períodos mais longos sem a necessidade de oxigenação. Em 25 de janeiro, o hospital informou que ele estava recuperado da pneumonia. Durante o afastamento de Fuad Noman, o vice-prefeito Álvaro Damião (União Brasil) assume a administração municipal interinamente.
Esta é a quarta internação do prefeito desde o final de novembro de 2024. No período, ele esteve no hospital para tratar diferentes condições de saúde:
- Novembro de 2024: Internado por cinco dias devido a dores nas pernas relacionadas ao tratamento contra um Linfoma não Hodgkin (LNH).
- Dezembro de 2024: Retornou ao hospital para tratar pneumonia e sinusite, recebendo alta no dia 15. Durante essa internação, exames indicaram a remissão total do câncer.
- 19 de dezembro: Nova internação por diarreia e desidratação, com monitoramento na UTI devido a um sangramento intestinal. Teve alta no dia 23.
- 3 de janeiro de 2025: Hospitalizado novamente com insuficiência respiratória aguda, necessitando ventilação mecânica.
Fuad foi diagnosticado com Linfoma não Hodgkin em julho de 2024, após exames de rotina. Ele passou por cirurgia e iniciou tratamento imediato. Em outubro do mesmo ano, informou que havia concluído as terapias.
Apesar da internação, o prefeito tomou posse para seu segundo mandato no dia 1º de janeiro, de forma virtual, e apresentou dificuldades para falar durante o discurso.
Veja o boletim divulgado pelo hospital: