A Prefeitura de BH colocou à disposição dos foliões cinco pontos de hidratação exclusivos para o Carnaval. As estruturas funcionarão entre os dias 1º e 4 de março e estão localizadas na Rua Espírito Santo, 570; na Avenida Afonso Pena, 1270; na Praça Zamenhof, 25, na Avenida Assis Chateaubriand; na Avenida Coronel Oscar Pascoal, entre as Avenidas Abrahão Caram e Carlos Luz; e na esquina da Avenida Brasil com a Rua Francisco Sales.
O objetivo é oferecer água aos foliões e mitigar os efeitos das ondas de calor, especialmente em eventos com grandes multidões. A cidade conta ainda com 96 pontos de hidratação em parques e praças, que somados resultam em mais de 150 bebedouros para os foliões. A iniciativa é promovida pela Belotur, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e a Subsecretaria de Zeladoria Urbana (Suzurb).
“O cenário climático atual nos apresenta um aumento significativo das temperaturas, o que gera preocupação, especialmente em eventos com grande concentração de pessoas, como o nosso Carnaval. Diante dessa realidade, toda a equipe da Prefeitura de Belo Horizonte se uniu para organizar um evento bem estruturado e sustentável, priorizando o bem-estar das pessoas. Pontos de hidratação estarão disponíveis em toda a cidade para atender ao ecossistema carnavalesco, incluindo foliões, ambulantes e todos os trabalhadores envolvidos na festa”, comenta Bárbara Menucci, presidente da Belotur.
A Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Copasa, também vai disponibilizar quatro carros-pipinha equipados com diversas torneiras para distribuir água potável aos foliões. Os veículos estarão localizados na Praça da Liberdade; na Praça Duque de Caxias; na Rua Tomé de Souza com Avenida Cristóvão Colombo, na Savassi; e na Rua Sapucaí, 570, no bairro Floresta. Além disso, Belo Horizonte também conta com um Refúgio Climático, na Rua dos Carijós, 679, no hipercentro da capital.