Minas Gerais pode ganhar um feriado estadual ainda neste ano. O Projeto de Lei nº 1.401/2023, de autoria do deputado Leleco Pimentel (PT), recebeu parecer favorável da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa (ALMG) nesta quarta-feira (2).
A proposta é de inclusão do feriado de Nossa Senhora da Piedade, padroeira do estado, comemorado no dia 15 de setembro. O texto já foi aprovado na pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em julho de 2023 e agora aguarda análise das comissões de Desenvolvimento Econômico e Administração Pública.
A data afetaria vários setores públicos, econômicos e culturais, e por isso, é analisada por mais de uma comissão no Legislativo. Após aprovação nestas instâncias, o projeto seguirá para votação em plenário, onde precisará passar por dois turnos antes de ser enviado ao governador Romeu Zema (Novo) para sanção.
‘Novo feriado’ em Minas pode cair numa segunda-feira
Dependendo da data de assinatura da lei por parte do Governo de Minas, o dia de Nossa Senhora da Piedade pode entrar em vigor de forma imediata. No calendário de 2025, o dia 15 de setembro cairá numa segunda-feira, isto é, já iria ‘estrear’ como feriado prolongado.
No texto do projeto de lei, o autor do projeto afirma que o feriado busca “honrar a padroeira e clamar por proteção às famílias mineiras”, reforçando a identidade cultural e religiosa do estado. Em Sabará, na Grande BH, há o Santuário de Nossa Senhora da Piedade que recebe vários visitantes, principalmente no mês de setembro. Leleco Pimentel também destaca a importância de “legislar em favor da justiça social”.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.