Sete cidades mineiras estão na rota de impacto de um ciclone subtropical que atua na região sudeste do Brasil. O fenômeno deve provocar chuvas intensas, com volumes entre 60 e 80 milímetros por dia, especialmente em áreas do interior de Minas Gerais. A informação foi divulgada pela Defesa Civil Estadual, que alerta para possíveis transtornos decorrentes da precipitação volumosa.
As cidades diretamente mencionadas como áreas de atenção são Muriaé, Ubá, Viçosa, Conselheiro Lafaiete, Ouro Preto e Ponte Nova. Além desses municípios, outras regiões do estado também devem ser afetadas com diferentes níveis de intensidade.
No extremo leste do Sul de Minas, na metade leste do Campo das Vertentes, em grande parte da Zona da Mata e no sul do Vale do Rio Doce, os acumulados de chuva podem ultrapassar os 80 milímetros. Já no restante do Sul de Minas, no oeste do Campo das Vertentes, no leste do Oeste Mineiro, na metade sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte e na área central do Vale do Rio Doce, os volumes devem ficar entre 50 e 80 milímetros.
Chuvas com volumes entre 20 e 50 milímetros são esperadas para o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Noroeste, parte sul do Norte de Minas, a região Central Mineira, o norte da Grande BH e o sul do Vale do Jequitinhonha. Nas demais localidades, a previsão é de precipitações com até 20 milímetros, com destaque para o extremo Norte e o Nordeste de Minas, onde os volumes devem ser os mais baixos do estado.