O meia Miguelito, do América-MG, foi preso em flagrante em Ponta Grossa (PR) após ser acusado de proferir injúria racial contra o atacante Allano, do Operário-PR, durante a partida entre as equipes pela 6ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, na noite do último domingo (4). O jogo terminou com vitória de 1×0 do time da casa.
De acordo com relatos de outros atletas, o jogador teria dirigido a expressão “preto do c**” ao adversário. O volante Jacy, também do Operário-PR, testemunhou o episódio e comunicou o árbitro Alisson Sidnei Furtado, que adotou o protocolo antirracista da FIFA e da CBF, cruzando os braços em forma de “X”.
A partida foi interrompida por 15 minutos, período em que jogadores do América e torcedores do Operário se envolveram em nova discussão. Após o término do jogo, Miguelito, Allano e Jacy foram conduzidos à 13ª Subdivisão Policial.
O meia foi preso em flagrante com base na Lei nº 7.716/1989, que prevê até cinco anos de reclusão para crimes raciais. A Polícia Civil solicitou imagens da transmissão para comprovar a ofensa. Miguelito permanece detido até a audiência de custódia, e o inquérito deve ser concluído nos próximos dias.
O que dizem os envolvidos sobre injúria racial cometida por jogador do América?
O América-MG e a CBF ainda não se pronunciaram sobre o caso. Já o Operário, clube de Allano emitiu nota afirmando que irá prestar o apoio necessário à vítima e que retirou o torcedor envolvido na confusão.
Allano denunciou para a arbitragem falas racistas do camisa 7 do América-MG. O árbitro Alisson Sidnei Furtado acionou o protocolo de racismo, simbolizado por um X com os braços, e resolveu retornar a partida sem alterações.
Com a denúncia de racismo, a torcida do Operário mostrou indignação e, no momento, arremessou copo com líquido em direção ao banco de reservas visitante. O camisa 4 do América identificou e o torcedor foi retirado da arquibancada.
O Operário Ferroviário irá prestar todo apoio ao jogador Allano e lamenta a continuidade da partida sem modificações, uma vez que o protocolo foi acionado, e está buscando imagens claras que confirmem a alegação.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.