O Instituto Estadual de Florestas (IEF) informou nesta terça-feira (6) que o movimento Legendários realizou uma travessia não autorizada no Parque Estadual da Serra do Ouro Branco, na Região Central de Minas, no dia 11 de abril deste ano.
De acordo com o órgão, a organização do grupo comunicou a atividade com apenas dois dias de antecedência e apresentou documentação incompleta, sem especificar as ações previstas.
O IEF ressaltou que não emitiu autorização para a ação e que está finalizando um relatório sobre possíveis infrações ambientais, que podem resultar em advertências ou multas.
Um vídeo gravado por um ciclista mostra o lixo que foi deixado por frequentadores do movimento, que é conhecido por promover ‘retiros’ em montanhas com foco em desenvolvimento pessoal para homens.
O que diz o movimento Legendários sobre o caso?
Em nota, um dos coordenadores do Legendários, Raphael Maia, admitiu que o lixo não foi recolhido imediatamente, mas que a equipe limpou na manhã seguinte.
“Nosso lema é deixar o lugar por onde passou melhor do que encontrou. Não deixamos de assumir o nosso erro de que o lixo não foi recolhido na hora, porém nossa equipe fez a limpeza na manhã seguinte. Pedimos desculpas pelo nosso erro, pois o lixo deveria ter sido pego na hora. Procuramos sempre tratar o espaço com muito respeito, não violando nem a flora nem a fauna para não agredir a integridade do parque“, disse.
Sobre a autorização, a assessoria do movimento Legendários disse que a travessia foi autorizada. Veja a nota na íntegra.
O TOP (Track Outdoor de Potencial) número 972, bem como todos os eventos promovidos, são organizados por equipes que executam respectivas atividades. Portanto, o Legendários protocolou o ofício nº 1370.01.0019302/2024-94 ao Instituto Estadual de Florestas (IEF) em 9 de abril de 2025.
O documento comprova que o movimento informou antecipadamente a passagem pelas áreas do Parque Estadual de Ouro Branco e da região de Itatiaia, localizados em Minas Gerais, reforçando que se tratam de áreas não restritas e fora de zonas de preservação integral.
Na ocasião, os resíduos encontrados ao longo do trajeto foram reunidos em pontos estratégicos por um grupo de Legendários e, em seguida, recolhidos pela equipe de logística, que garante a destinação correta no ponto de descarte da região.
O Legendários está comprometido com a transformação dos homens e com o cumprimento de todas as leis e boas práticas para a correta conservação da natureza, dado que esta é sua principal ferramenta no processo.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.