A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) investiga uma quadrilha especializada no furto de caminhonetes em BH. De acordo com a instituição, veículos de médio e de grande porte são alvos da organização criminosa.
Na última segunda-feira (18), uma das caminhonetes furtadas pelo grupo foi recuperada pelos investigadores. O veículo, uma Toyota Hilux avaliada em R$ 250 mil, foi localizado no bairro Jaraguá, na região da Pampulha. O crime teria ocorrido no dia 15 de dezembro, três dias antes do automóvel ser encontrado.
Ainda de acordo com a PCMG, os autores do furto não foram identificados. As investigações sobre a atuação desta quadrilha são conduzidas pela 4ª Delegacia Especializada de Prevenção e Investigação a Furto e Roubo de Veículos Automotores (Depifrva) do Departamento Estadual de Investigação de Crimes de Trânsito (Deictran).
Modus operandi
A polícia acredita que a quadrilha atua há pelo menos um ano e que utiliza um modus operandi semelhante em todos os furtos. Os criminosos geralmente abordam as vítimas em locais ermos ou pouco movimentados. Em seguida, eles rendem os motoristas e levam as caminhonetes.
Os veículos são então desmontados e as peças são vendidas no mercado negro. A polícia acredita que a quadrilha pode ter envolvimento com outras organizações criminosas.