O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil) navegou de balsa pelo espelho d’água da Lagoa da Pampulha na manhã desta sexta-feira (16). O passeio ocorreu durante a comemoração dos 82 anos do Conjunto Moderno da Pampulha.
O chefe do executivo anunciou a intenção de tornar o local um ponto de passeios turísticos para moradores e visitantes.
“Hoje é um dia histórico pra gente porque a Pampulha completa 82 anos e é a primeira vez que um prefeito da capital consegue navegar pelo espelho d´água. Nossa Lagoa não tem mais mau cheiro, as águas estão límpidas. Isso é resultado de todo o investimento que foi feito nos últimos anos”, afirmou Damião.
O prefeito de Belo Horizonte falou sobre um projeto de tornar a Lagoa navegável, permitindo que população e turistas possam fazer o mesmo passeio, em embarcações modernas. A estimativa é que até o fim deste ano o assunto possa ser regulamentado, por meio de um projeto de lei. “Vamos mostrar que aqui nós temos uma lagoa limpa e bem cuidada”, argumentou.
Investimentos na Lagoa da Pampulha
O custo anual para a realização da limpeza e manutenção da Lagoa da Pampulha é de cerca de R$ 22,5 milhões. O volume de lixo flutuante recolhido varia de 5 toneladas durante o período de estiagem e até 10 toneladas no período chuvoso. Neste ano, até o mês de abril, foram retiradas aproximadamente 597 toneladas de detritos na lagoa.
“Temos a certeza que esse investimento vale a pena, que vale a pena a gente cuidar da nossa Lagoa. Vamos fazer o que for necessário para tornar esse lugar um ponto de passeios turísticos. São planos para impulsionar o turismo ecológico e cultural não só na Lagoa da Pampulha, mas em toda a região e que foram feitos ainda na gestão do prefeito Fuad”, concluiu.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.