• BH 24 Horas
  • Contato
  • Home
  • Home 2
  • Home 3
  • Home 4
  • Home 5
  • Home 6
  • Política de privacidade
  • Política de privacidade 2
  • Últimas Notícias
  • WhatsApp
BH 24 Horas
Advertisement

BH 24 HORAS »

  • Últimas Notícias
  • Policial
    • Policial BH
    • Policial MG
  • Esportes
    • Atlético
    • Cruzeiro
  • Minas Gerais
  • NOVA SERTANEJA
  • Contato
Sem resultados
Ver todos
  • Últimas Notícias
  • Policial
    • Policial BH
    • Policial MG
  • Esportes
    • Atlético
    • Cruzeiro
  • Minas Gerais
  • NOVA SERTANEJA
  • Contato
Sem resultados
Ver todos
BH 24 Horas
Sem resultados
Ver todos
Home Grande BH

‘Lixômetro’ é instalado em BH para conscientizar moradores sobre limpeza

02/06/2025
Em Grande BH
Tempo de leitura:5 minutos de leitura
0
'Lixômetro' é instalado em BH para conscientizar moradores sobre limpeza O objetivo é conscientizar a população sobre a conservação da cidade, sensibilizando as pessoas que transitam pelo Centro sobre a importância de colaborar com a limpeza, principalmente não jogando lixo no chão. A região da Praça Sete é varrida pela Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados, quatro vezes por dia, no mínimo. Nos quarteirões fechados da praça existem 90 lixeiras. Mesmo assim, o local não permanece limpo por muito tempo. Entre os resíduos mais comuns, descartados de forma inadequada, estão papel, embalagens plásticas, pontas de cigarro, garrafas de vidro e restos de alimentos. “O Lixômetro vai mostrar que um simples papel de bala jogado no chão, somado a tantos outros pequenos resíduos, se transforma rapidamente em uma montanha enorme de lixo”, destaca a chefe do Departamento de Limpeza Urbana da SLU, Erika Resende. Ela acrescenta que sem a colaboração da população, o esforço dos garis na varrição não é suficiente. “A intenção do Lixômetro é que todos percebam, literalmente, o tamanho do problema que representa o lixo jogado nas ruas e a importância de todos colaborarem com a limpeza da cidade”. Além da varrição praticamente o dia todo na praça, a coleta de resíduos domiciliares no Hipercentro também é feita diariamente, no período noturno. A capina é realizada seis vezes por ano. Regularmente, a SLU retira adesivos e cartazes de 1,5 mil postes, mensalmente. Também faz a lavação de mais de cem pontos considerados críticos diariamente, inclusive aos domingos, onde há uma grande concentração de pessoas circulando. Ao longo da próxima semana, a equipe de Mobilização Social da SLU abordará comerciantes e pedestres, com orientações sobre os serviços de limpeza disponíveis na região. Como colaborar com a limpeza urbana no centro de BH: - Não jogue lixo ou entulho no chão. Além de poluir a cidade, o lixo nas ruas entope bocas de lobo e pode provocar enchentes. - Respeite os dias e horários de exposição do lixo para coleta, evite deixar seu lixo na rua por mais tempo que o necessário. - Embale corretamente seu lixo, em sacos resistentes, bem fechados e de tamanho adequado, para evitar que eles se abram e o lixo seja espalhado nas vias públicas. Lixo não embalado, além de exalar mau cheiro, atrai animais que podem ser portadores de doenças. - Embale o vidro e outros materiais perfurocortantes (estiletes, pregos, lâminas) com material resistente antes de colocá-lo no saco de lixo, e pressione as tampas das latas para dentro. Esses materiais desprotegidos podem ferir o gari, mesmo ele usando luvas protetoras. O gari acidentado pode ter que se afastar do trabalho e a coleta em sua região poderá ficar prejudicada. - No trânsito, respeite os cones de sinalização, usados para proteger os varredores, que estão trabalhando para deixar a cidade mais limpa para todos.

Lixômetro foi instalado na Praça 7, no Centro da capital. Foto: PBH/Divulgação

WhatsappTelegramFacebookTwitter

A Prefeitura de Belo Horizonte instalou nesta segunda-feira (2), o ‘lixômetro’ na Praça Sete. O equipamento ficará no local até a próxima sexta-feira (6), no canteiro central da Avenida Afonso Pena, altura do número 728, em frente ao pirulito. Durante a semana, todo o lixo varrido do local ficará exposto dentro do recipiente, composto por três caixas de acrílico transparente de 2 metros quadrados, cada.

O objetivo do Lixômetro é conscientizar a população sobre a conservação da cidade, sensibilizando as pessoas que transitam pelo Centro sobre a importância de colaborar com a limpeza, principalmente não jogando lixo no chão. A região da Praça Sete é varrida pela Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados, quatro vezes por dia, no mínimo.

Nos quarteirões fechados da praça existem 90 lixeiras. Mesmo assim, o local não permanece limpo por muito tempo. Entre os resíduos mais comuns, descartados de forma inadequada, estão papel, embalagens plásticas, pontas de cigarro, garrafas de vidro e restos de alimentos.

‘Lixômetro serve para perceber o tamanho do problema’, diz chefe de limpeza


“O Lixômetro vai mostrar que um simples papel de bala jogado no chão, somado a tantos outros pequenos resíduos, se transforma rapidamente em uma montanha enorme de lixo”, destaca a chefe do Departamento de Limpeza Urbana da SLU, Erika Resende. Ela acrescenta que sem a colaboração da população, o esforço dos garis na varrição não é suficiente. “A intenção do Lixômetro é que todos percebam, literalmente, o tamanho do problema que representa o lixo jogado nas ruas e a importância de todos colaborarem com a limpeza da cidade”.

Além da varrição praticamente o dia todo na praça, a coleta de resíduos domiciliares no Hipercentro também é feita diariamente, no período noturno. A capina é realizada seis vezes por ano. Regularmente, a SLU retira adesivos e cartazes de 1,5 mil postes, mensalmente. Também faz a lavação de mais de cem pontos considerados críticos diariamente, inclusive aos domingos, onde há uma grande concentração de pessoas circulando.

Ao longo da próxima semana, a equipe de Mobilização Social da SLU abordará comerciantes e pedestres, com orientações sobre os serviços de limpeza disponíveis na região.

Como colaborar com a limpeza urbana em BH?

– Não jogue lixo ou entulho no chão. Além de poluir a cidade, o lixo nas ruas entope bocas de lobo e pode provocar enchentes.

– Respeite os dias e horários de exposição do lixo para coleta, evite deixar seu lixo na rua por mais tempo que o necessário.

– Embale corretamente seu lixo, em sacos resistentes, bem fechados e de tamanho adequado, para evitar que eles se abram e o lixo seja espalhado nas vias públicas. Lixo não embalado, além de exalar mau cheiro, atrai animais que podem ser portadores de doenças.

– Embale o vidro e outros materiais perfurocortantes (estiletes, pregos, lâminas) com material resistente antes de colocá-lo no saco de lixo, e pressione as tampas das latas para dentro. Esses materiais desprotegidos podem ferir o gari, mesmo ele usando luvas protetoras. O gari acidentado pode ter que se afastar do trabalho e a coleta em sua região poderá ficar prejudicada.

– No trânsito, respeite os cones de sinalização, usados para proteger os varredores, que estão trabalhando para deixar a cidade mais limpa para todos.

Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link. 

'Lixômetro' é instalado em BH para conscientizar moradores sobre limpeza O objetivo é conscientizar a população sobre a conservação da cidade, sensibilizando as pessoas que transitam pelo Centro sobre a importância de colaborar com a limpeza, principalmente não jogando lixo no chão. A região da Praça Sete é varrida pela Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados, quatro vezes por dia, no mínimo. Nos quarteirões fechados da praça existem 90 lixeiras. Mesmo assim, o local não permanece limpo por muito tempo. Entre os resíduos mais comuns, descartados de forma inadequada, estão papel, embalagens plásticas, pontas de cigarro, garrafas de vidro e restos de alimentos. “O Lixômetro vai mostrar que um simples papel de bala jogado no chão, somado a tantos outros pequenos resíduos, se transforma rapidamente em uma montanha enorme de lixo”, destaca a chefe do Departamento de Limpeza Urbana da SLU, Erika Resende. Ela acrescenta que sem a colaboração da população, o esforço dos garis na varrição não é suficiente. “A intenção do Lixômetro é que todos percebam, literalmente, o tamanho do problema que representa o lixo jogado nas ruas e a importância de todos colaborarem com a limpeza da cidade”. Além da varrição praticamente o dia todo na praça, a coleta de resíduos domiciliares no Hipercentro também é feita diariamente, no período noturno. A capina é realizada seis vezes por ano. Regularmente, a SLU retira adesivos e cartazes de 1,5 mil postes, mensalmente. Também faz a lavação de mais de cem pontos considerados críticos diariamente, inclusive aos domingos, onde há uma grande concentração de pessoas circulando. Ao longo da próxima semana, a equipe de Mobilização Social da SLU abordará comerciantes e pedestres, com orientações sobre os serviços de limpeza disponíveis na região. Como colaborar com a limpeza urbana no centro de BH: - Não jogue lixo ou entulho no chão. Além de poluir a cidade, o lixo nas ruas entope bocas de lobo e pode provocar enchentes. - Respeite os dias e horários de exposição do lixo para coleta, evite deixar seu lixo na rua por mais tempo que o necessário. - Embale corretamente seu lixo, em sacos resistentes, bem fechados e de tamanho adequado, para evitar que eles se abram e o lixo seja espalhado nas vias públicas. Lixo não embalado, além de exalar mau cheiro, atrai animais que podem ser portadores de doenças. - Embale o vidro e outros materiais perfurocortantes (estiletes, pregos, lâminas) com material resistente antes de colocá-lo no saco de lixo, e pressione as tampas das latas para dentro. Esses materiais desprotegidos podem ferir o gari, mesmo ele usando luvas protetoras. O gari acidentado pode ter que se afastar do trabalho e a coleta em sua região poderá ficar prejudicada. - No trânsito, respeite os cones de sinalização, usados para proteger os varredores, que estão trabalhando para deixar a cidade mais limpa para todos.
Lixômetro foi instalado na Praça 7, no Centro da capital. Foto: PBH/Divulgação
Tags: Belo Horizontebhgrande bhMinasRelevantes

Relacionado Posts

Mais de mil bairros da Grande BH ficarão sem água no domingo (15)
Grande BH

Mais de 130 bairros da Grande BH ficarão sem água na terça (22); veja lista

BH amanhece com 15°C nesta quinta; veja previsão
Grande BH

BH amanhece com 12°C neste domingo (20); veja previsão

Mudanças na operação do metrô de Belo Horizonte têm início neste sábado (19); conheça as atualizações - img 1752923170 731a0899
Belo Horizonte

Mudanças na operação do metrô de Belo Horizonte têm início neste sábado (19); conheça as atualizações

Próximo
Inscrições abertas para a 1ª Corrida da Guarda Municipal de BH

Inscrições abertas para a 1ª Corrida da Guarda Municipal de BH

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Acessar
Notificar de
guest

guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais lidas

  • Idoso morre em quarto de motel durante encontro em BH

    Idoso morre em quarto de motel durante encontro em BH

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Vídeo: Família dança durante velório em homenagem a falecido fã de ‘funk melody’ em Minas

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Vídeo: Arquibancada de rodeio desaba e deixa 60 feridos em SP

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Motociclista de app é preso por estuprar passageira na Grande BH

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Dois homens morrem a tiros em bar na Grande BH; Polícia investiga ‘acerto de contas’

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0

Últimas notícias

Palmeiras 3 x 2 Hulk. Super-Herói tenta mas Atlético perde mais uma no Brasileirão.

Palmeiras 3 x 2 Hulk. Super-Herói tenta mas Atlético perde mais uma no Brasileirão.

Operação mira golpistas que desviaram mais de R$ 1 milhão de Gabigol e outros jogadores

Cruzeiro goleia Juventude e mantém liderança do Brasileirão

Motociclista de app é preso por estuprar passageira na Grande BH

Motociclista de app é preso por estuprar passageira na Grande BH

Vídeo: Arquibancada de rodeio desaba e deixa 60 feridos em SP

Vídeo: Arquibancada de rodeio desaba e deixa 60 feridos em SP

BH 24 Horas

Redes Sociais

Mapa do Site

  • América
  • Amirt
  • Ao Vivo
  • Atlético
  • Belo Horizonte
  • Betim
  • Brasil
  • Contagem
  • Cruzeiro
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Eventos
  • Futebol
  • Grande BH
  • Interior de Minas
  • Internacional
  • Minas Gerais
  • Noticias
  • Nova Lima
  • Policial
  • Policial BH
  • Policial MG
  • Politica
  • Previsão do Tempo
  • Seleção Brasileira
  • Sertanejo
  • Trânsito

Recentes

Palmeiras 3 x 2 Hulk. Super-Herói tenta mas Atlético perde mais uma no Brasileirão.

Palmeiras 3 x 2 Hulk. Super-Herói tenta mas Atlético perde mais uma no Brasileirão.

Operação mira golpistas que desviaram mais de R$ 1 milhão de Gabigol e outros jogadores

Cruzeiro goleia Juventude e mantém liderança do Brasileirão

  • BH 24 HORAS
  • Últimas Notícias
  • Policial
  • Esportes
  • Minas Gerais
  • Nova Sertaneja
  • Contato

© 2023 BH 24 Horas | Todos os direitos reservados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sem resultados
Ver todos
  • BH 24 HORAS
  • Últimas Notícias
  • Policial
    • Policial BH
    • Policial MG
  • Esportes
  • Minas Gerais
  • Nova Sertaneja
  • Contato
wpDiscuz
0
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
()
x
| Responder