Os eventos culturais e esportivos promovidos pela Prefeitura de Contagem, ao longo de 2023, movimentaram a economia local em duas vertentes: hotéis, bares e restaurantes, que atraíram mais clientes e também os empreendimentos da Economia Solidária (Ecosol), cuja presença é garantida nos eventos, onde vendem comidas e bebidas a preços justos. O “Natal Inesquecível 2023”, que teve seu ápice com o show do padre Fábio de Melo, encantando milhares de pessoas no Espaço Popular, no último fim de semana, fechou o extenso calendário de eventos promovidos pela Prefeitura neste ano.
Além dos shows musicais, como os do Frejat e Alceu Valença, também houveram outros eventos importantes como Bike Kids, Kamon-Ride, “Arraiá de Contagem”, “Marcha para Jesus”, Parada LGBT e eventos do aniversário do município, incluindo o Contagem Geek.
“Marcha para Jesus 2023”
“Kmon Ride 2023”
O Bike Kids e o Kmon Ride, por serem eventos competitivos que atraem atletas de ciclismo de todas as partes do país, movimentaram os hotéis locais. O Manferrari é um desses estabelecimentos, onde, de acordo com a gerente Júnia Viana, a taxa de ocupação nos fins de semana sobe dos habituais 30% a 40% para cerca de 60% nos dias festivos. De acordo com ela, durante o Bike Kids, oito crianças e três técnicos se hospedaram no local. “Os eventos impulsionam nossos negócios em datas que não teríamos movimento significativo de hóspedes”, afirmou. No Contagem Centro Hotel também observou-se um incremento da ocupação nos fins de semana, já que, segundo a gerente Fernanda Paiva Carvalho, até então, ́99% dos hóspedes vinham à cidade a trabalho. “É muito bom todo o movimento que atraia pessoas de fora da cidade, pois dá visibilidade a nossos empreendimentos”, afirmou.
Edna Leite – Poços de Caldas
Um desses eventos que também colaborou com a economia de Contagem foi a Feira Estadual da Economia Solidária, que reuniu cerca de 120 expositores de vários municípios mineiros na praça Tiradentes, em frente à Prefeitura, no final do mês de setembro. Esses expositores ajudaram a incrementar a ocupação dos hotéis no final de semana entre 22 e 24 de setembro. Edna Leite, de Poços de Caldas, liderou uma dessas caravanas com 20 membros. “Nós estamos muito impressionados com a feira, que abre portas e muitos negócios para os empreendedores do interior”, disse.
Economia Solidária no bairro Riacho
Já entre os empreendedores assistidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio da Ecosol, o sentimento é de realização. Os 300 expositores atendidos recebem treinamento sobre práticas saudáveis de manipulação e produção de alimentos e outros produtos, como artesanatos e brindes e sobre técnicas de venda e comercialização. Além disso, as barracas são montadas pela Prefeitura, que fornece toda a infraestrutura e incentiva a presença delas nos eventos. Ivone Nunes faz parte de uma das famílias beneficiadas pelos eventos que geram renda, pois trabalha ao lado do marido e do filho nas feiras com sua barraca de churrasco. Após ter feito o curso e participar da incubadora de negócios mantida pela Ecosol, ela já está ganhando dinheiro com a venda de salgados, onde chega a ganhar até R$250,00 numa encomenda de salgados. “Nos fins de semana participo das feiras e eliminei o tempo ocioso durante a semana fazendo e vendendo meus salgados. Estou muito feliz de trabalhar mais e ganhar mais também”, disse.
Cidade do Encontro
Feira do Mercado Afro – 2023
A Feira Mercado Afro, que aconteceu em novembro, é um exemplo desse tipo de evento, pois, mais uma vez, atraiu público de toda a Grande Belo Horizonte. De acordo com a subsecretária de Trabalho e Renda, Mara Castro, realizar festas e eventos faz parte da política de governo da gestão atual e da mentalidade que se criou em Contagem de garantir o acesso da população ao lazer e à cultura por meio de atividades diversas. “Ao mesmo tempo, geramos trabalho e renda para os empreendedores com as feiras, que acabam por movimentar o comércio local”, disse.
A prefeita Marília Campos destaca a importância desse protagonismo do cidadão nas políticas públicas que remetam ao cuidado com as pessoas, com as famílias e que, ao mesmo tempo, gerem renda e colaborem para a circulação de riquezas na cidade. “É com satisfação que recebemos em Contagem pessoas de vários lugares do Estado e do Brasil. É motivo de orgulho fazer parte de um município que se preocupa com a economia de um modo geral, fomentando o turismo, o comércio e a cultura”, afirmou.
Já o secretário de Cultura, Ramon Santos, salienta a importância de se criar um consenso na sociedade de que a cultura e a economia não são iniciativas antagônicas, pelo contrário, são equivalentes. “Cultura é investimento, ela contribui para o desenvolvimento econômico e social do município, então, incentivar ações como apresentações teatrais, shows, festivais e rodas de conversa, além de valorizar as expressões culturais locais, são iniciativas que geram empregos e estimulam a economia”, afirmou.
Ramon Santos lembrou que Contagem é uma cidade que valoriza e realça o grande potencial que a cultura pode representar no cenário econômico e, por isso, investe no setor. “Só este ano, foram quase R$ 7 milhões aplicados na cultura contagense”, explicou.