A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) anunciou, na quarta-feira (9), a finalização do inquérito acerca da morte de uma mulher que foi encontrada em grave estado de desnutrição em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O incidente, que ocorreu em setembro do ano passado, resultou na morte de uma mulher de 32 anos, encontrada sem vida em sua casa, ao lado de seu irmão de 28 anos, que sobreviveu à situação. De acordo com o delegado Emerson Morais, da Delegacia de Homicídios de Contagem, a mulher faleceu após um jejum que durou 38 dias.
A princípio, acreditava-se que a decisão dos irmãos em não se alimentar tivesse sido influenciada por uma mãe de santo. “Ela os orientou a passar por um processo de purificação espiritual. Tanto Daiane quanto o irmão Denis se consideravam médiuns”, explicou o delegado. Entretanto, a investigação revelou que a suposta guia espiritual faleceu em 2023, levando os policiais a concluir que a escolha de se abster de alimentos por 40 dias foi um pacto entre os irmãos, sem a influência de terceiros. Infelizmente, a mulher não resistiu ao jejum e faleceu no 38º dia.
O inquérito foi encerrado sem evidências de crime ou indução ao suicídio. “O relatório recomenda ao Ministério Público o arquivamento do caso, devido à ausência de provas que indiquem a intervenção criminosa de terceiros na morte”, destacou o delegado. Morais também comentou sobre as condições da residência dos irmãos durante a perícia realizada pela Polícia Civil.
A mulher de 32 anos foi encontrada sem vida, apresentando sinais graves de desnutrição, no dia 25 de setembro do ano passado, no bairro Bela Vista, em Contagem. Seu irmão, que estava ao seu lado com sintomas semelhantes, foi resgatado com vida. Ambos foram descobertos pela mãe, que, preocupada por não conseguir contato com os filhos, pediu ajuda para arrombar a porta da casa. Ao entrar, encontrou os filhos na sala; a mulher já havia falecido há várias horas. Após o falecimento do pai, os irmãos haviam afastado a mãe de casa, resultando em uma separação no convívio familiar.