A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que Belo Horizonte deve registrar índices de umidade relativa do ar próximos aos encontrados em áreas desérticas nesta sexta-feira (18). A estimativa é que os valores cheguem a 20% durante a tarde, bem abaixo do limite de 60% considerado ideal pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a saúde humana.
Esse nível de umidade é semelhante ao registrado no deserto do Saara, no norte da África, onde os índices variam entre 14% e 20%. Diante do cenário, a Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta que permanece válido até às 18h de domingo (20), destacando os riscos associados ao tempo seco, como problemas respiratórios, irritações na pele e nos olhos, além de aumento no risco de incêndios.
Mesmo com a baixa umidade, as temperaturas continuam variando ao longo do dia. Nesta sexta, a capital mineira teve mínima de 11,8 °C nas primeiras horas da manhã, medida na estação da Pampulha. A máxima pode atingir os 27 °C, segundo o Inmet.
A recomendação das autoridades é redobrar os cuidados com a saúde e evitar esforços físicos nas horas mais quentes do dia. Também são sugeridas medidas para manter o ambiente umidificado e a hidratação constante ao longo do dia.