Foliões de várias agremiações carnavalescas de Belo Horizonte se reuniram neste sábado (20), nas ruas para o evento intitulado “Cortejo da Tornozeleira”. Essa manifestação é uma resposta à recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a imposição de tornozeleira eletrônica ao ex-presidente Jair Bolsonaro. A concentração teve início às 10h na emblemática Praça da Estação, situada no centro da cidade. Organizado por meio das redes sociais, o evento encorajou os participantes a levarem seus instrumentos musicais e a se vestirem nas cores verde e amarelo.

A determinação do STF foi divulgada na sexta-feira (19) e faz parte de uma investigação conduzida pela Polícia Federal, que apura uma suposta tentativa de fuga do ex-presidente, além de seu pedido de asilo político nos Estados Unidos.
Enquanto isso, aliados de Jair Bolsonaro (PL) estão se mobilizando para retomar as manifestações nas ruas, direcionando suas críticas ao STF e à administração federal. As mobilizações incluirão gritos de “Fora Moraes” e também apelos contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o lema “Fora Lula”.
Em Belo Horizonte, a próxima manifestação está sendo organizada pelo movimento Direita BH e está marcada para domingo (20), às 10h, na Praça da Liberdade.