O Atlético foi até o Rio de Janeiro e fez um jogo seguro contra o Flamengo, mas saiu derrotado por 1 a 0 com gol de Léo Ortiz, de cabeça, já no segundo tempo. Na primeira etapa, o Galo teve uma grande chance de abrir o placar com Rony, que desperdiçou uma oportunidade sem goleiro.
O atacante Rony desperdiçou uma chance incrível logo aos cinco minutos de jogo, quando ganhou uma disputa com Rossi, passou pelo goleiro e, com um lado do gol inteiro aberto, chutou em cima de Varela, que tirou a bola na linha.
A punição pelo gol perdido veio no segundo tempo, com Léo Ortiz subindo sozinho para completar cobrança de falta de Luiz Araújo.
Com a derrota, o Atlético segue com 20 pontos e cai para o 13° lugar. Já o Flamengo chegou aos 36 e assumiu a liderança do Brasileiro, já que o Cruzeiro tropeçou em casa. Os times voltam a se enfrentar na quinta-feira (31), também no Maracanã, pela ida das oitavas da Copa do Brasil.
A partida começou com o Flamengo levando perigo primeiro, com um chutaço de Pedro para grande defesa de Everson. No entanto, foi do Atlético a melhor e mais cristalina chance do jogo, com Rony aproveitando um recuo errado para Rossi, dividindo e driblando o goleiro, mas finalizando em cima de Varela – mesmo com um dos cantos totalmente aberto -, que tirou a bola em cima da linha.
O Galo ainda conseguiu uma outra grande chance. Em nova trapalhada do Flamengo com saída errada de Rossi, a bola sobrou para Scarpa, que bateu para o gol dando um balão. Com todos olhando, a bola tocou no travessão. No último lance, Hulk ainda desperdiçou um contra-ataque puxado por Cuello ao tentar tocar para Rony e não finalizar.
O Flamengo chegou com uma finalização de Bruno Henrique próxima ao travessão e ficou na bronca com a arbitragem aos 36 minutos, quando Fausto Vera fez falta em Plata na entrada da área e recebeu o amarelo. O argentino era o último homem da defesa, mas o atacante Rubro-Negro dominou errado e a bola estava indo em direção a Alonso, por isso o árbitro não aplicou o vermelho.
Apesar do domínio de posse do Flamengo, o segundo tempo foi mais disputado e sem grandes chances para cada lado. Isso até os 29 minutos, quando Léo Ortiz completou cruzamento de cabeça, sozinho, estufando as redes e abrindo o placar.
O Atlético tentou reagir. Aos 41 minutos, o estreante Biel quase empatou o jogo, mas parou em boa defesa de Rossi.
O Flamengo venceu o Atlético por 1 a 0, neste domingo, no Maracanã e reassumiu a liderança do Campeonato Brasileiro. O jogo foi marcado por equilíbrio mesmo com diferentes posturas das equipes antes e depois do intervalo. Foi intenso e de muitas oportunidades para os dois times no primeiro tempo, mas voltou num ritmo abaixo na segunda etapa. Coube ao Rubro-Negro buscar um gol de bola parada, com bonita cabeça de Léo Ortiz para garantir a vitória em casa.
Com a derrota do Cruzeiro para o Ceará, o Flamengo começou a partida precisando apenas de um empate para chegar à liderança com a mesma pontuação dos mineiros, mas com saldo melhor. Mas a vitória deu ainda mais fôlego ao Flamengo que abriu dois pontos do segundo colocado.
Já o Atlético permanece com 20 pontos e fica na 13ª posição, quatro abaixo em relação ao lugar em que começou a rodada.