No último fim de semana, durante as festividades natalinas, uma série de operações e ações foram implementadas com o objetivo de desencorajar potenciais eventos denominados “Rolezinhos de Natal” em Divinópolis e nos municípios circunvizinhos que compõem o 23° BPM, tais como Cláudio, Carmo do Cajuru e São Gonçalo do Pará.
Durante as operações, foram registrados 31 eventos no sistema REDS (Registro de Eventos de Defesa Social), sendo 16 veículos foram removidos e cinco pessoas presas. Um total de 39 Autos de Infração de Trânsito (AIT’s) foram lavrados, e a apreensão de três buchas de maconha.
Rolezinhos de Natal são eventos clandestinos que ocorrem na noite de Natal, em que grupos de motociclistas se reúnem para fazer manobras arriscadas e causar barulho.
Esses eventos costumam acontecer em grandes cidades, em ruas e avenidas movimentadas. Os motociclistas costumam acelerar suas motos, fazer curvas fechadas e até mesmo empinar os veículos, colocando em risco a própria segurança e a de pedestres e outros motoristas.
Além do perigo, os rolezinhos de Natal também causam transtornos para a população. O barulho das motos é alto e pode atrapalhar o sono das pessoas, além de causar poluição sonora.
Em 2023, os rolezinhos de Natal foram registrados em várias cidades do Brasil, incluindo Belo Horizonte, Juiz de Fora, Recife e Poços de Caldas. Em Minas Gerais, a Polícia Militar registrou mais de 140 ocorrências relacionadas a esses eventos.