A Prefeitura de Belo Horizonte intensificou as ações para atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social em função das baixas temperaturas prevista para os próximos dias na capital. Nesta quarta-feira (30), cobertores foram distribuídos na Praça Rio Branco (da Rodoviária), a partir das 17h.
Os cobertores serão entregues por equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social, que também farão abordagens aos moradores em situação de rua, alertando sobre cuidados no período de frio e orientando sobre as vagas existentes nos abrigos e fluxo de atendimentos no município.
Equipes do Consultório na Rua vão intensificar as orientações quanto à proteção dos usuários em dias de temperaturas mais baixas, especialmente no período noturno, e ofertar cuidados em saúde para a população.
Atualmente, o município conta com 600 vagas diárias de acolhimento na modalidade casa de passagem, com oferta de alimentação, higienização, guarda de pertences e pernoite. Especialmente no período de frio, este modelo de acolhimento também conta com a flexibilização do horário de entrada.
Caso as equipes da PBH percebam que uma pessoa em situação de rua apresenta sinais de hipotermia, o encaminhamento à rede de saúde deve ser imediato, por meio de atendimento em um dos 153 centros de saúde ou nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Além disso, a depender da gravidade clínica, os profissionais acionam o SAMU.