Belo Horizonte registrou mais uma madrugada com sensação térmica abaixo de zero nesta quinta-feira (31), com destaque para a Estação Cercadinho, no bairro Buritis, região Oeste da capital, onde a combinação entre vento e baixa temperatura fez os termômetros marcarem uma sensação de -12,8 °C. A medição foi feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) às 5h da manhã, quando a temperatura real registrada foi de 9,6 °C.
O local onde ocorreu a medição está situado em uma das áreas mais altas da cidade, cercado por mata e com pouca presença de construções, o que contribui para o aumento da sensação de frio, especialmente com as rajadas de vento que chegaram a 40 km/h.
Para esta quinta-feira, a previsão é de céu claro a parcialmente nublado e temperatura máxima de até 25 °C. No entanto, além do frio durante a madrugada, a cidade enfrenta uma condição de tempo seco, causada pela influência de uma massa de ar polar. O Inmet emitiu alerta para níveis críticos de umidade relativa do ar, que devem ficar abaixo de 30% durante as tardes até a próxima segunda-feira (4). Nesta quinta, a previsão é de que os índices cheguem a 25%, valor considerado preocupante.
Com o clima seco, as autoridades de saúde recomendam à população que aumente a ingestão de líquidos e evite exposição direta ao sol entre 10h e 17h. A Organização Mundial da Saúde considera ideal que a umidade relativa do ar esteja entre 50% e 60%.