Bolsonaristas realizam manifestação no viaduto do bairro São Gabriel, em BH, nesta terça-feira (5). O grupo mobiliza um ‘buzinaço’ contra o presidente Lula (PT) e o ministro do STF, Alexandre de Moraes.
Na segunda-feira (4), Moraes decretou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), após descumprir medidas cautelares como a proibição do uso de redes sociais.
As imagens do protesto desta terça (5), na capital, mostram bolsonaristas no Anel Rodoviário enquanto motoristas buzinam na avenida Cristiano Machado. Há faixas pedindo o impeachment do presidente da República e do ministro do STF.
Entenda decisão de Moraes ao prender Bolsonaro em casa
A decisão também impõe restrições adicionais, como a proibição de visitas sem autorização judicial, o uso de telefone celular e o contato com autoridades estrangeiras.
A Polícia Federal cumpriu a ordem do STF e esteve na casa do ex-presidente em Brasília, onde apreendeu ao menos um aparelho celular. Bolsonaro permanece monitorado por tornozeleira eletrônica.
As medidas fazem parte do inquérito que investiga o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por suposta atuação no exterior com o objetivo de pressionar o Judiciário brasileiro e enfraquecer instituições democráticas. A investigação também apura possíveis repasses financeiros enviados por Bolsonaro ao filho, para manter sua permanência nos Estados Unidos.
De acordo com Moraes, Jair Bolsonaro violou as restrições ao participar, mesmo que remotamente, das manifestações que ocorreram no domingo (3), por meio de ligações de vídeo e mensagens divulgadas em perfis de seus filhos nas redes sociais. O ministro destacou que o conteúdo publicado incitava ataques ao Supremo e defendia interferência estrangeira no Judiciário do país.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.
